Curiosidades

Qual a menor Bíblia do mundo?

0

No Museu de Israel, em Jerusalém, foi exposta a menor Bíblia do mundo, no ano de 2015. Esse objeto é uma cópia da Bíblia hebraica do tamanho de uma cabeça de alfinete. Também nomeada como nano-Bíblia, ela tem esse título porque possui 1,2 milhão de caracteres em um chip envolto de ouro.

Sua escrita foi feita através de raios de íon, e foi originada como ação dos engenheiros do Technion. A menor Bíblia do mundo foi exposta pelo Instituto Israelense de Tecnologia, em Haifa, durante o aniversário de 50 anos do Museu de Israel em Jerusalém. Além disso, acredita-se que é possível ler o que está escrito se forem ampliadas as letras em pelo menos dez mil vezes.

Na época, o livro foi exposto na seção do museu Templo do Livro. Nessa parte do museu também estão guardados os Manuscritos do Mar Morto, que são consideradas as mais antigas escrituras da Bíblia existentes em todo o mundo. Além disso, o museu ainda abriga outros manuscritos históricos reunidos ao longo dos últimos anos.

Vale reforçar que o objetivo do projeto foi chamar atenção para o aniversário do Museu, assim como para o trabalho feito na instituição. Isso porque ao se tornar pauta na imprensa global, o foco da população se tornou um dos museus mais antigos do mundo.

A menor Bíblia do mundo

OmniVision Technologies

Uma das características da menor Bíblia do mundo é que ela é uma cópia da Bíblia hebraica em tamanho reduzido. A versão hebraica é considerada um importante símbolo do Cristianismo no mundo. No início, essa versão contava com todos os livros escritos originalmente em hebraico antigo e aramaico.

Sendo assim, estão inclusos os livros sagrados que fazem parte do Tanaque judaico. Isso é equivalente ao Velho Testamento protestante. Porém, não estão presentes os livros deuterocanônicos, porque eles pertencem à corrente catolicista e ortodoxa. Por causa disso, quando se pensa na menor Bíblia do mundo como uma cópia da Bíblia hebraica não significa necessariamente um padrão.

Por causa disso, os números, nomes e ordem dos livros costumam mudar de acordo com cada religião e cada região onde está sendo utilizado o documento. Além disso, existe uma diferença entre essas versões, por isso a existência de versões diferentes. Primeiro veio a Bíblia Hebraica de Kittel, que foi publicada na Alemanha a partir de 1906, ela inclui a primeira, segunda e terceira edição.

Logo após, veio a Bíblia Hebraica Stutgartensia, publicada pela Sociedade Bíblica Alemã e com bases no Códice de Leningrado. Ela equivale à quarta edição. Depois tem a Bíblia Hebraica Quinta, que ainda está em construção. Vale lembrar que estão sendo publicados livro por livro desde 2004.

No entanto, ainda existem outras versões da Bíblia, como o Vetus Testamentum Hebraicum cum variis lectionibus e o Variae Lectiones Veteris Testamenti. A primeira tem a edição de Benjamin Keniccott em 2 volumes, já a segunda possui 4 volumes com edição de Gioavanni B. de Rossi.

Fonte: Segredos do Mundo

O que Shakespeare deixou para esposa em seu testamento

Artigo anterior

A primeira raça de cachorro brasileira

Próximo artigo