Curiosidades

O que Shakespeare deixou para esposa em seu testamento

0

Pouco se sabe sobre a trajetória da esposa de William Shakespeare antes do casamento com um dos maiores poetas da história e escritor de diversos clássicos. Até mesmo o rosto dela é desconhecido, porém, sua vida é rodeada por questões únicas que tornam sua existência tão curiosa.

Estima-se que Anne tenha nascido nos anos 1950 e vivido em Shottery, uma vila localizada em Warwickshire, na Inglaterra. Ela era filha de um agricultor chamado Richard Hathaway, que faleceu em 1581. Anne passou a maior parte de sua infância na fazenda de sua família. Atualmente, esse local é uma atração turística de Shottery.

Após a morte do pai, Hathaway recebeu alguns pertences e dinheiro que deveriam ser entregues para ela no dia do seu casamento. No testamento, o pai chama a garota de Agnes, por isso, durante anos, historiadores acreditaram que a inglesa se chamava Agnes Hathaway. 

Casamento com Shakespeare

Wikimedia Commons

Uma das características que mais chama a atenção no casamento de William Shakespeare e Anne é a diferença de idade do casal. Eles se casaram em 1582, época em que o poeta tinha 18 anos e Hathaway, 26. Além disso, a sociedade da época se chocou pelo fato de Anne ter se casado grávida da primeira filha do casal.

Já a diferença de idade foi a razão para a criação de diversas teorias pelos historiadores. Alguns apresentaram a hipótese de Shakespeare ter sido obrigado a se casar pelos familiares de Anne. Enquanto outros estimam que tenha sido o contrário, que o autor tenha perseguido a então esposa. Porém, nenhuma teoria foi confirmada.

O casamento gerou três filhos. Foram eles Susanna, nascida em 1583 e os gêmeos Hamnet e Judith, em 1585. Mas, aos 11 anos, Hamnet faleceu repentinamente, sem causa confirmada.

O testamento

Wikimedia Commons

No ano de 1613, o inglês se aposentou do teatro e decidiu viver uma vida sossegada. Ele escolheu viver uma vida pacata na cidade de Stratford, ao lado de sua esposa. Antes de morrer, Shakespeare escreveu o seu testamento, detalhando o que gostaria de fazer com os seus bens e para quem deveriam ser entregues.

Shakespeare faleceu aos 52 anos, em 23 de abril de 1616. Para a surpresa da sociedade, no documento, o poeta deixou a maioria dos bens para a filha mais velha, Suzana, e quase excluiu a esposa.

Porém, o poeta deixou para a esposa um item curioso. O autor escreveu no documento que Anne deveria ficar com a sua segunda melhor cama. Algo que chamou a atenção foi o fato do relato só ter sido localizado um pouco depois, em forma de anexo. Por causa disso, muitos acreditam que o homem só havia se lembrado desse desejo quando terminou de escrever o testamento.

“Frequentemente, foi observado que a única menção de Shakespeare à sua esposa Anne Hathaway é uma reflexão tardia: uma inserção interlinear na última folha, onde ele deixa para ela a ‘segunda melhor cama com a mobília’ (cortinas, linho, etc.)”, publicou o site Shakespeare Documented, da Biblioteca Folger Shakespeare. 

Naquela época, deixar uma cama de qualidade para algum familiar não era comum. Segundo os costumes do período elisabetano, a melhor cama costumava ser do quarto de hóspedes, por isso, acredita-se que o item deixado por Shakespeare era a cama do casal.

Porém, esperava-se que Anne recebesse mais. Por isso, acredita-se que ela tenha sido sustentada pelas filhas até o fim de sua vida.

Anne faleceu em 6 de agosto de 1623, aos 67 anos de idade, por motivos desconhecidos.

Fonte: Aventuras na História

A segunda lua gigante fora do Sistema Solar

Artigo anterior

Qual a menor Bíblia do mundo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido