Qual é o material mais duro do mundo?

POR A redação    EM Curiosidades      01/08/15 às 08h55

Ferro? Aço? Liga de Carbono? O pé da mesa que bate na sua canela? Não... O material mais duro e resistente do mundo é o diamante. Não é à toa que ele seja também um dos produtos mais caros do mundo. Nas escalas de 1 a 10 que medem a dureza das pedras, o diamante é o único com dureza 10. Basicamente, nenhum outro material natural do mundo pode quebrar e nem mesmo arranhar um diamante.

Os diamantes são feitos de um único elemento químico: o carbono. Ou seja, ele é feito do mesmo material que o grafite, que é tão quebradiço. Isso ocorre devido à organização dos átomos de carbono, que no diamante se alinham em forma cúbica e se cristalizaram sob altas temperaturas e pressões.

Ainda assim, os diamantes brutos podem ser lapidados por meio de um corte estratégico, feito em um ângulo onde a dureza é menor, ou por meio de serragens feitas com laser e serras elétricas especializadas. Depois disso o diamante é raspado em outro  diamante para obter-se o formato desejado.

38

Existem algumas variações na coloração dos diamantes. Os mais comuns são incolores, acinzentados ou amarelados, e os mais raros são rosas, azuis, verdes, vermelhos e até pretos (diamante negro, rs). Um quilate (0,2 gramas) de diamante chega a valer  até US$ 60 mil.

Os diamantes que "não servem" como joias são bastante utilizados na indústria, presos à ponta de brocas para a confecção de equipamentos eletrônicos, óticos e de perfuração de solo.

Outros materiais resistentes

Outros materiais também são extremamente duros e resistentes, não ficando tão atrás assim dos diamantes. Ligas de Aço combinam carbono, aço e outros metais para fazerem materiais resistentes de dureza 9. O Carboneto de Tungstênio também atinge durezas de 8 a 9.  O Titânio também é um metal duríssimo, usado para fazer aviões, navios, ônibus espaciais e até relógios à prova d'água.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+