Curiosidades

Qual é o significado do “au” na linguagem canina?

0

Quem ama cachorros e tem um sabe como é a relação com esses animais. Além disso, percebe que eles não só entendem o que o dono quer dizer, mas também a forma e o tom que eles dizem as coisas. Contudo, para uma comunicação funcionar, não basta somente os cachorros nos entenderem, nós temos que entender o que eles querem nos dizer.

O fato é que eles tem várias formas de se comunicarem, mesmo não falando. Dentre elas, o latido é o mais presente e talvez o que tenha mais variações em seu significado. Isso porque ele pode significa desde um “oi, você chegou” até um “fique afastado porque aqui é meu território”. O que diferenciará os latidos é o contexto em que o animal está.

Por exemplo, quando o cachorro está abanando o rabo e latindo de forma alegre quando uma pessoa entra pela porta isso quer dizer que ele está feliz em ver aquela pessoa. Agora, se o latido for mais profundo e tiver um rosnado junto, o melhor a ser feito ficar longe do animal.

Por isso que é importante que os tutores prestem atenção na linguagem corporal e no tipo do latido de seus cachorros. Tudo isso junto ajudará que o tutor entenda melhor as emoções e o que o seu animal está tentando dizer com o latido.

Linguagem dos cachorros

Petz

Gemidos

Um gemido é como se fosse um latido mais gentil e suave. Quando os cachorros fazem isso eles normalmente estão pedindo alguma coisa, por exemplo, comida, carinho, ou sair para passear. Contudo, ele pode ser um sinal de medo ou ansiedade quando o animal fica sozinho ou está no veterinário.

Rosnado

Geralmente, ele quer dizer “recue” ou “não estou confortável”. No entanto, um rosnado pode ser em tom de brincadeira, como quando o cachorro está puxando um brinquedo. Por isso que os tutores devem se atentar ao tom do rosnado de seus cães.

Uivos

Isso é uma herança dos lobos. No caso dos cachorros, eles podem uivar para expressar várias emoções ou para se comunicar com os humanos. E determinadas raças, como por exemplo, os Huskies Siberianos, uivam frequentemente e até mesmo “conversam” através deles fazendo sons únicos e bem engraçados.

Suspiros

No momento antes de uma soneca, pode ser que o cão solte um suspiro. Isso é a maneira do animal dizer que está confortável.

Entendendo

Procão

Além do latido, os cachorros se comunicam através da sua linguagem corporal. É possível explicar alguns comportamentos caninos em termos que os humanos entendam. Foi exatamente isso que o Animal Channel fez.

Pendurado na janela do carro

Esse é um comportamento bastante corriqueiro dos cachorros. Através dele, eles estão falando para seus donos que estão observando o ambiente e apreciando os aromas novos.

Corrida de bunda

Quando o cachorro está arrastando sua bunda no chão é meio óbvio que ele está querendo limpar alguma coisa. Contudo, esse hábito pode ser uma forma de falar que está com vermes ou algum problema na glândula anal.

Lixo no sofá

Quem nunca chegou em casa e se deparou com seu animalzinho no sofá e o móvel totalmente cheio de lixo. Isso é a forma que ele encontra de te dizer que tem ansiedade de separação. A maior parte dos cachorros supera isso com o tempo. Contudo, enquanto essa fase não passa, é bom o tutor separar um tempo para passear com ele e gastar um pouco de energia antes de deixá-lo sozinho.

Encarar

Qualquer que seja a raça do cãozinho, todos precisam da atenção do seu tutor. E quando o animal está com um olhar intenso e encarando o humano ele quer dizer que precisa de carinho.

Abaixado, boca aberta e rabo abanando

Quando os cachorros ficam nessa posição, principalmente no momento de brincadeiras, isso quer dizer que eles realmente estão se divertindo. Esse movimento de se curvar é como um agradecimento.
Contato visual intenso
Se o animal está fazendo um contato visual intenso com uma pessoa isso quer dizer que ele está totalmente focado nela. É a forma que ele tem de entender a expressão da pessoa e o que ela quer dele.
Boca abeta com rabo relaxado e orelhas altas
Quando os cachorros estão assim eles querem dizer que estão relaxados e seguros no ambiente em que estão. Por isso, quando um cãozinho está assim é a melhor hora de ir acariciá-lo.

Fonte: Mistérios do mundo, Animal channel

Imagens: Petz, Procão

Esses dois aplicativos com 1,5 milhão de usuários estão espionando você e enviando seus dados para a China

Artigo anterior

Mulher que ganhou R$ 11 mi em loteria lida com falência após gastos com festas, drogas e plásticas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido