Curiosidades

Qual foi a novela brasileira de maior audiência?

0

As novelas brasileiras fazem sucesso em todo o mundo. Algumas vezes, a fama é tão grande que elas são reprisadas diversas vezes para o agrado dos fãs.

Veja abaixo a lista feita pela SKY Blog 4 novelas com a maior audiência da história da televisão brasileira. 

Roque Santeiro tem a maior audiência entre as novelas brasileiras

Foto: Rede Globo/ Reprodução

A novela Roque Santeiro é ambientada na cidade de Asa Branca e acompanha os moradores da região, que vivem em função de um santo milagroso chamado Roque Santeiro. 

No entanto, Roque era um falso santo que, 17 anos depois de ter supostamente falecido, reaparece na região, provocando uma ameaça para as riquezas e poder das autoridades.

A novela foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, transmitida originalmente de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, no horário “das oito” na Rede Globo. 

De acordo com o SKY Blog, Roque Santeiro foi a novela com maior audiência da história da televisão brasileira, atingindo 74 pontos no IBOPE.

O sucesso é tão grande que durante o último episódio do remake de Pantanal,  transmitido em 07 de outubro, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) repete a clássica fala de Sinhozinho Malta (Lima Duarte), um dos personagens mais marcantes da novela Roque Santeiro.

“Tô certa ou eu tô errada?”, diz a personagem na cena que vem sendo compartilhada no twitter. Veja vídeo:

Os internautas compartilharam o vídeo e até mesmo Isabel Teixeira comentou a homenagem. A atriz disse que apesar de ter improvisado, estudou o personagem, além de outros papéis de Lima Duarte, para que pudesse imitá-lo.

Ela ainda afirmou que ficou feliz por seu esforço aparecer nas telas: “Quando não cortaram [a homenagem], eu falei: ‘que maravilha, tá ressoando aqui toda uma história'”, disse.

Tieta

Foto: Reprodução/ Telepadi

A segunda novela de maior sucesso foi Tieta, que atingiu audiência de 65 pontos no IBOPE, em sua transmissão original (1989 a 1990).

A trama se passa na cidade fictícia de Santana do Agreste e a narrativa principal se pauta na jovem Tieta. Ela parte para São Paulo logo depois de ser expulsa de casa pelo pai, devido ao seu comportamento.

Após 25 anos, ela está rica e decide voltar para sua cidade natal em busca de vingança.

O elenco contou com a participação de Betty Faria, Lilia Cabral, José Mayer e Ary Fontoura.

Top Model: novela de Walther Negrão e Antônio Calmon

Foto: Acervo TV Globo

Em terceiro lugar está a novela Top Model, escrita por Walther Negrão e Antônio Calmon, junto com Vinícius Vianna e Rose Calza. 

A novela se passa no Rio de Janeiro, acompanhando Duda, uma top model de sucesso, e abrindo espaço para outros enredos, quando a modelo conhece os irmãos Kundera (Alex e Gaspar).

De acordo com o SKY Blog, a novela atingiu a marca de 64 pontos no IBOPE. Esse sucesso já era esperado ao considerar que o elenco era composto por Malu Mader, Evandro Mesquita, Marília Pêra, Regina Duarte, Susana Vieira, Rita Lee e diversos outros grandes nomes do mundo artístico.

O Salvador da Pátria

Foto: Memória Globo

Em quarto lugar está a novela O Salvador da Pátria, que em sua exibição original (1989) atingiu 62 pontos no IBOPE com a audiência.

A novela mistura o mundo da ficção com a realidade, trazendo a trajetória de Sassá Mutema como o enredo principal da novela. 

O personagem era um boia-fria, nome usado para trabalhadores que migram de uma região agrícola para outra, que conseguiu chegar ao poder e mobilizar o país nas primeiras eleições diretas, logo após o período da ditadura.

O elenco conta com Lima Duarte, Maitê Proença e José Wilker como os protagonistas.

Fonte: Sky

Banhistas se assustam com ‘monstro marinho’ em praia nos EUA

Artigo anterior

Qual o maior animal terrestre que já existiu?

Próximo artigo