Curiosidades

Qual o maior filme já feito? Conheça o longa com 35 dias de duração

0

A sétima arte tem vários fãs, que indo ao cinema, ou não, movimentam esse ramo. Quase todo mundo gosta de assistir filmes, seja do gênero que for. Alguns preferem ver comédias para dar algumas boas risadas, outras pessoas gostam de ver romances, para se envolver na história de amor dos personagens principais, outros amam passar medo com os filmes de terror, e tem aqueles que gostam de ver o “futuro” através dos filmes de ficção científica.

Seja qual for o gênero, essas produções conseguem entreter o espectador durante seu tempo de duração. Hoje em dia é comum ver um filme durando entre uma hora e pouco e três horas. E dependendo da produção, o espectador pode até se questionar da quantidade de horas.

Pensando na duração de um longa, qual seria o maior de todos? Esse recorde é do filme “Logística”, de 2012, que tem impressionantes 857 horas. Ele foi criado por Erika Magnusson e Daniel Andersson e é um documentário experimental sueco. O enredo acompanha a produção de um gadget desde a sua construção até o momento em que ele é comprado por alguém em uma loja.

Enredo do filme

Tecmundo

Em “Logística” o protagonista é um pedômetro em sua jornada de fabricação, distribuição e compra. Por conta disso, as filmagens tiveram que ser feitas passando pelo porto de Gotemburgo, atravessando o Mar Mediterrâneo através do Canal de Suez, navegando pelo Oceano Índico, atracando no porto de Shenzhen e chegando em uma fábrica em Baoan, na China.

E mesmo o filme tendo sido lançado em 2012, todo o processo de filmagem começou quatro anos antes. A inspiração para o longa veio quando Magnusson e Andersson leram um artigo a respeito da fabricação de uma escova de dentes elétrica que teria peças de 10 países diferentes.

A partir de então, a curiosidade deles foi atiçada e eles começaram a estudar a respeito da economia global e sobre as interações que acontecem até que os aparelhos cheguem ao carrinho de compra do consumidor.

Então, eles decidiram que com seu filme eles explorariam esse conhecimento raso que o público tem a respeito do mundo à sua volta e como elas têm uma “falsa sensação de familiaridade” com relação aos aspectos mais básicos da vida moderna.

Por que tem 857 horas?

Tecmundo

A duração do filme impressiona. Isso acontece porque no documentário a viagem de Estocolmo a Baoan é filmada em tempo real. Isso mostra como o tempo de transporte e a distribuição física é lenta e precisa cumprir vários processos complexos e metódicos sem pegar atalho nenhum.

Por isso que, na visão da equipe de produção, o objetivo de “Logística” é lembrar as pessoas de que o ritmo acelerado é algo pertencente ao digital, mas que ele é totalmente dependente daquilo que acontece offline.

Filme mais longo de todos os tempos?

“Logística” é o detentor do recorde de maior filme já feito. Mas isso não quer dizer que ele seja o único com um tempo grande. Outros documentários já disputaram esse título, e conseguiram tê-lo por um tempo. Por exemplo:

  • O filme mais longo e sem sentido do mundo (1968) com 48 horas de duração;
  • A Cura para a Insônia (1987) com 87 horas;
  • Pequim 2003 (2004) com 150 horas;
  • Cinématon (2011) com 192 horas;
  • Modern Times Forever (2011) com 240 horas;
  • Ambiancé (2020) com 720 horas.

Produções

Não são todas as pessoas que têm disponíveis 857 horas para assistir um filme, ou que se interessam pelo enredo de “Logística”. Felizmente, hoje o que não faltam são plataformas de streaming com os mais variados títulos para seus assinantes.

Para a Netflix agosto é um mês de estreias. Os filmes vão desde megaproduções de ação, até comédias inusitadas. Ao que tudo indica, a gigante do streaming quis aproveitar esse mês sem feriados para fazer vários lançamentos e manter seus assinantes interessados. Veja algumas produções ótimas para assistir esse mês na plataforma.

1 – 100 coisas para fazer antes de virar zumbi

O nome desse filme pode não chamar muita atenção, mas a produção é um live-action do anime “Zom 100: Bucket List of the Dead”. Ele conta a história de um jovem funcionário que cansou de ser explorado e intimidado pelo chefe no emprego bem meia boca que ele tem. Então, a chance de ele se livrar de tudo isso acontece quando uma invasão zumbi começa acontecer.

O enredo parece bem louco, mas ele faz uma brincadeira com essa sensação de desesperança que as novas gerações têm quando entram no mercado de trabalho em subempregos. E mostra que mesmo com um apocalipse zumbi é possível encontrar diversão e prazer fora do escritório.

O longa estará disponível na plataforma a partir do dia três de agosto.

2 – Agente Stone

Dentre os filmes, esse é a grande estreia de agosto da Netflix. Nele, Gal Gadot interpreta uma agente especial de uma agência internacional que tem que correr contra o tempo para recuperar uma tecnologia perigosa que foi roubada por um grupo de hackers que têm o objetivo de fazer com que o mundo vire um verdadeiro caos.

A produção tem os mesmos produtores que “Missão Impossível”, o que já promete muita ação e sequências épicas de perseguição em vários lugares do mundo.

O filme ficará disponível no catálogo da Netflix no dia 11 de agosto.

3 – As escolhas do amor

Esse é um filme para quem gosta de comédia romântica. No entanto, ele é diferente dos outros filmes do gênero porque ele dá ao espectador a possibilidade de contribuir com o romance visto na tela. Isso porque o filme é interativo e dá a quem está assistindo o poder de controlar as decisões de Cami. Ela é uma jovem que está com o coração dividido e com várias opções em sua frente.

O longa chega ao catálogo da Netflix no dia 31 de agosto.

Fonte: Tecmundo, Canalltech

Imagens: Tecmundo, YouTube

Airfryer: como controlar sua fritadeira elétrica pelo celular?

Artigo anterior

Estudo examina vestígios da megafauna e o papel do homem em sua extinção

Próximo artigo