Curiosidades

Qual o motivo de fevereiro ter só 28 dias?

0

Nós vivemos a nossa vida baseada em um calendário. Ao todo temos 12 meses e 365 dias em um ano. Isso é uma coisa que todo mundo sabe. Contudo, nem todos os meses do ano são iguais. Você já se perguntou por que fevereiro tem apenas 28 dias?

A resposta para essa pergunta está na história. Dizem que Rômulo, o fundador de Roma, precisava de uma forma para organizar os vários festivais e atividades de sua república. Como resultado, surgiu a ideia de se criar um calendário baseado nesses eventos para que assim todas as festividades fossem acomodadas da melhor maneira.

Nesse sentido, os antigos astrônomos já tinham uma noção a respeito dos equinócios e solstícios, consequentemente, também sabiam a respeito das estações do ano. Os primeiros deles acontecem em dezembro e junho. São eles que marcam o começo do verão e do inverno, respectivamente.

Calendário

Casa do texto

O solstício acontece quando o sol em seu movimento aparente atinge a maior declinação a partir da linha do equador. Assim, a noite é maior do que o dia no inverno. No verão acontece o contrário.

Já os equinócios acontecem quando se está no meio termo, no outono e na primavera. Por conta disso, o dia e a noite têm durações mais próximas.

Além desses fenômenos, os astrônomos também observaram as quatro fases da lua: nova, crescente, cheia e minguante. Dessa forma, eles viram que cada uma delas durava um pouco mais de sete dias e o ciclo completo era de 29,5 dias.

Portanto, os romanos criaram um calendário lunar. Ele tinha 10 meses de 30 e 31 dias. Esse calendário começava em março e terminava em dezembro. Contudo, esse ano não contemplava o calendário solar, que é marcado pelas estações.

Ou seja, os romanos pulavam o inverno, que no hemisfério norte começa em dezembro e dura até os primeiros meses do ano. Entretanto, com o passar dos anos, isso começou a ficar confuso.

Fevereiro

Superinteressante

Então, Numa Pompilius, segundo rei de Roma, teve uma ideia. Como na Roma Antiga os números pares eram considerados maus agouros, ele tirou um dia de todos os meses que tinham 30 dias. Nessa época, esses meses eram abril, junho, sextilis (agosto), setembro e novembro. Como resultado, todos ficaram com 29 dias.

O objetivo de Pompilius era de que o calendário cobrisse 12 ciclos da lua, tendo o total de 354. No entanto, como esse número é um número par, o rei arredondou para 355 dias. Com isso, ele ganhou 57 dias extras, que ele dividiu em dois novos meses e os colocou no fim do calendário. Eram eles janeiro, com 29 dias, e fevereiro, com 28 dias. Os meses foram colocados depois de dezembro.

Esse é o motivo pelo qual fevereiro tem 28 dias. Mas espera, 28 é um número par. Então, por que os romanos deixaram esse mês com essa quantidade de dias se eles acreditavam que os números pares traziam maus agouros?

Na época, fevereiro era o último mês do ano e era considerado um período de má sorte. Portanto, os romanos queriam que esse mês acabasse o quanto antes. Então, por isso eles não se importaram de deixar fevereiro com 28 dias.

Fonte: Galileu

Imagens: Superinteressante, Casa do texto

Jogadores aposentados cobram bem caro por campanha em ano de Copa

Artigo anterior

Cristiano Ronaldo utiliza esparadrapo no umbigo durante jogo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido