Curiosidades

Qual a origem dos apelidos “coxinha” e “mortadela”?

0

No meio de tantos problemas políticos e econômicos que o Brasil está passando, vários protestos ocorrem por todas capitais e pequenas cidades. Como todo mundo adora problematizar tudo e criticar tudo que acontece, seja bom ou não, dois termos estão sendo bastante utilizados nestes protestos e também nas redes sociais: coxinha e mortadela.

Para entender um pouco do momento em que vivemos, os protestos de 13 de março deste ano, aconteceram por conta de vários escândalos políticos. O principal, que foi comentado durante toda a semana, foi a investigação do ex-presidente Lula por conta de corrupção. Nos protestos, foram vistas várias pessoas que aparentavam ter um poder aquisitivo alto, chamados “coxinhas” e os petistas que também receberam um apelido que envolve comida, “mortadela”.

Coxinha

coxinha

O termo “coxinha” é um termo utilizado para descrever uma pessoa certinha ou arrumadinha. Não se sabe de onde realmente vem a origem da palavra e existem três teorias de onde este termo surgiu. A primeira teoria, é que policiais militares (considerados inimigos principais do esquerdistas na ditadura) que estacionavam seus carros em frente a locais que comercializavam coxinhas. A segunda tem também os policiais militares como centro delas, segundo ela policiais que tinham um baixo poder aquisitivo recebiam vale alimentação que dava apenas para comprar algumas coxinhas. A última, e talvez a que mais faz sentido, é que homem ricos utilizavam bermudas mostrando as suas “coxinhas”.

Os esquerdistas pregam que a grande maioria das pessoas que participavam dos protestos, eram os famosos “coxinhas”. Como o principal alvo dos manifestantes era o governo da nossa presidente Dilma, PT, que é um governo de esquerda que dá muitos benefícios ao mais pobres. Por os “coxinhas” estariam ali, apenas para buscarem os direitos dos mais ricos.

Mortadela

mortadela

O termo “mortadela” utilizado no contesto político é recente e seria o contrário dos “coxinhas”, logo sendo o termo que as pessoas de direita utilizam contra as pessoas de esquerda. Ele está ligado aos militantes petistas que recebem lanches, que na maioria das vezes é pão com mortadela. Também está ligado com as pessoas que recebem lanches apenas pra fazer volume em manifestações a favor do nosso governo.

Um grupo de 2015, ironizou protestos a favor do PT com pães com mortadela sendo distribuídos e cartazes dizendo “Dilmãe eu quero mamar”.

Infelizmente ao invés de lutarmos pro uma país melhor, cada grupo ficou contra o outro diminuindo ainda mais a força de todos que poderia mudar o país. O que achou da explicação destes termos um pouco engraçados sobre os diferentes tipos de ideologia? Comenta aí.

10 imagens antigas que ilustram o quão assustadoras eram as Sessões Espíritas

Matéria anterior

8 industrias que já lucraram muito com o fim do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar