Quando foi feita a 1ª ligação de celular do mundo?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      12/06/14 às 23h11

Muito diferente dos modelos que estamos acostumados, com inúmeros recursos diferentes e telas sensíveis ao toque, o celular criado pelo ex-engenheiro da Motorola, Martin Cooper, tinha apenas uma função: fazer ligações. Aliás, a primeira chamada feita no mundo por meio do protótipo do celular foi no dia 3 de abril de 1973, há mais de 41 anos; pelo próprio criador do aparelho.

Cooper ligou para seus concorrentes para avisar de seu invento e a conversa foi estabelecida a partir da 6ª Avenida de Nova York, nos Estados Unidos. O aparelho usado foi o Motorola DynaTAC, que mais parecia um tijolo de plástico, com seu design "quadradão" e com sua estrutura de quase um quilo.

1

Apesar dos pesares, o criador do celular estava satisfeito. Ele tinha uma aparência muito rústica, era pesado, não cabia nos bolsos, mas mesmo assim dispensava fios para funcionar (o que era a intensão desde o início).

Segundo relatos, o aparelho chegava a custar 3,5 mil dólares, quase 8 mil reais; o que retardou sua popularização no mercado consumidor. Foi só no ano de 1979, em Tóquio, que a primeira grande rede de aparelhos celulares foi criada e a tecnologia começou a se alastrar. Nos Estados Unidos, por exemplo, os aparelhos só começaram a vender em 1983, quando uma grande rede ficou pronta em Chicago.

2

Foi a partir de então que os aparelhos começaram a tomar formas diferenciadas, teve funções agregadas e passou a se parecer com o que você conhece hoje em dia. Mesmo assim, tudo isso só foi possível devido à criação rudimentar de Martin Cooper e a ligação que ele fez a partir de um aparelho que mais parecia um telefone residencial sem fio.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+