Quando inventaram o relógio como sabiam que horas eram para acerta-lo?

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      29/07/15 às 18h56

Você está andando na rua e, de repente, alguém faz a clássica pergunta: "Quantas horas são?". Em seguida, você pega o seu relógio ou celular, verifica as horas, informa à pessoa e aquela dúvida é ali sanada.
Mas e se você está sem relógio e celular para te orientar E saber em que horário do dia você se encontra, o que você faria? Não, vamos mais a fundo, como que acertaram as horas quando inventaram o relógio? Quem ou o que era a base de orientação para isso?

Nós vamos te responder a essa dúvida. Confira na matéria.

Relógio-de-bolso-antigo-com-chave-tampa-frontal

Antes mesmo de o relógio ser inventado, os nossos antepassados já tinham conhecimento das horas. A divisão do dia em 24 horas surgiu por volta de 5000 a.C, na Babilônia, enquanto que o relógio mecânico foi uma invenção do século 14. Mas a orientação das horas surgiu pelo sol. Basicamente, o relógio foi inventado porque as horas eram medidas pela posição do sol e também da lua. Só que os antigos não tinham um modo de mensurar essa escala, daí logo veio a ideia do relógio.

 2 - A orientação

157960-050-D504CBB2

Os babilônios descobriram que havia um momento em que a estrela ficava a pino no céu sem projeção nenhuma de sombras pelos lados que ficou conhecido como meio-dia. Daí então, eles dividiram o restante da trajetória da sombra em 12 partes: seis antes do meio dia(que seria a manhã) e seis depois(que seria a tarde). Então ficou criada a divisão das 24 horas de um dia, a outra metade ficou para a noite. O primeiro relógio da humanidade era feito de uma haste que projetava a sombra do sol numa marcação que é dividida em 12 partes.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+