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Quando você assopra o seu dedo polegar algo realmente mágico acontece

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Se você está se sentindo estressado e não sabe mais o que fazer para se acalmar, não fique preso aos remédios industrializados, existem muitos remédios caseiros que você pode usar para aliviar essa tensão. Entre eles estão meditação, yoga, acupuntura, uma massagem na orelha, dormir mais… a lista é gigante.

Mas, muitos desses métodos exigem uma quantidade significativa de tempo. Então, o que se pode fazer quando os alívios imediatos são necessários? Se você não consegue controlar sua respiração, você pode soprar seu dedão. Provavelmente um ponto de interrogação gigante está pairando sobre sua cabeça, afinal de contas, “como soprar meu dedão pode aliviar meus nervos”?

A questão é que, escondido em nosso organismo existe um conjunto de nervos chamado “nervos vagos” (vagus nerve). Existem dois desses nervos expansivos em nosso corpo, um de cada lado do seu sistema cerebral, passando pelo pescoço, tórax e abdômen, informações passadas pela Mayo Clinic. A estimulação desses nervos causa um leve abrandamento do coração, que pode reduzir o estresse e acalmar.

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A razão disso é porque os polegares estão próximos ao nervo vago, pode parecer bem estranho o que eles tem a ver com isso, mas eles podem te ajudar a estimular o nervo vago de forma correta. Colocando o polegar na boca, como se estivesse literalmente chupando dedo, criando uma vedação em torno dele (sem deixar que qualquer ar passe) sopre-o muito forte. Isso criará uma pressão intra-abdominal e intratorácica, o que fará com que seu nervo vago seja estimulado, diminuindo seu ritmo cardíaco.

Isso acontece porque você está tentando exalar o ar através de vias aéreas bloqueadas. Essa é uma versão da manobra de Valsalva, na qual você fecha a boca, aperta o nariz e sopra para equalizar a pressão nos ouvidos e cavidades nasais. Na versão “apertar o nariz” sua glote permanece aberta, enquanto na versão do “soprar o polegar” ela continua fechada, evitando mudanças na pressão do ouvido.

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Agora, se você não quer parecer ridículo soprando o dedão por aí você pode tentar outras manobras além da Valsalva, na qual você não precisa usar o dedo, o que seria um tanto quanto estranho fazer no trabalho, por exemplo. Uma alternativa é prender a respiração de maneira intensa, como se estivesse com prisão de ventre. Esse pode ser uma alternativa, dependendo da sua “careta”.

Outro método que você pode tentar é colocar seu rosto em água com gelo, mantendo a respiração. Se você não pode fazer isso, use apenas uma pedra de gelo, coloque-a em seu rosto e prenda a respiração.

Não apenas para aliviar o estresse

Quando o nervo vago é estimulado há a redução do estresse, mas esse exercício também é útil de muitas outras maneiras. Em pacientes com taquicardia supra-ventricular, ou SVT (um tipo de ritmo cardíaco anormal), essas manobras vagais são usadas para ajudar as mensagens lentas que são enviadas do coração para o cérebro, ajudando a corrigir o ritmo cardíaco, de acordo com o C.S. Mott Children’s Hospital, em Michigan.

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Levantadores de peso também podem usar essas táticas para ajudar a manter sua coluna ereta, reduzindo a carga sobre a lombar e porções torácicas da coluna. O acúmulo de pressão também aumenta a produção de energia, de acordo com My Wheight Lifting. A Mayo Clinic, também observa que a estimulação do nervo vago pode aliviar a depressão, ansiedade e até mesmo enxaquecas.

Além de ser utilizado para parar ou reduzir a gravidade de ataques de epilepsia. No entanto, isso só pode ser feito com um implante de “peacemaker-like”, sem esse dispositivo, nenhuma das técnicas mencionadas funcionarão em pacientes com epilepsia.

Outras técnicas de respiração para combater o estresse

Se qualquer das técnicas acima não funcionar bem para aliviar o estresse, existem várias outras técnicas de respiração que você pode usar para tentar encontrar a calma quando estiver preocupado ou ansioso. O simples ato de aumentar a quantidade de oxigênio em seu organismo e diminuir seu ritmo cardíaco podem te ajudar a se acalmar rapidamente.

Numa entrevista à NPR, o médico e pesquisado Esther Sternberg, disse que respirar de forma lenta e profunda quando se está ansioso pode efetivamente ajudar a se acalmar. Suficientemente interessante, sozinha, a respiração profunda pode ajudar a estimular o nervo vago.

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De acordo com ele: “A resposta de relaxamento é controlada por outro conjunto de nervos, o nervo vago é o principal. Pense em um carro descendo uma ladeira a 180 km por hora. A resposta do nervo vago é o freio.”

Então pessoal, vocês vão tentar usar alguma dessas técnicas? Já tentaram enquanto liam a matéria? Como foi? Funcionou? O que deu errado? Encontraram algum erro no texto? Tem alguma sugestão? Dúvida? Não se esqueçam de comentar com a gente!

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