As pessoas são fascinadas com o espaço e as coisas que existem nele. A lua é um dos corpos celestes mais pesquisados. Esse nosso vizinho cósmico é o único corpo do sistema solar que os humanos já pisaram, e é bem conhecido. Mas parece que o que já se conhece a respeito dele é pouco, tanto é que os esforços para colocar o homem de volta no satélite natural nunca pararam. Contudo, chegar na lua é mais difícil do que se imagina.
Por mais que ter chegando no satélite natural tenha sido uma das maiores conquistas, a volta do homem à lua nunca mais aconteceu. Dentre todos os motivos está o fato de que o tempo necessário para chegar na lua muda de forma ampla.
Para se ter uma noção, a distância média entre nosso planeta e a lua é de 384.400 quilômetros, e o trajeto já foi feito em tempos variando de oito horas a 4,5 meses. Esse tempo depende do tipo de missão e da tecnologia que é usada. Ou seja, cada viagem é única e tem seus próprios desafios que envolvem cálculos precisos e decisões estratégicas.
As missões espaciais tem várias coisas que precisam ser levadas em consideração, como por exemplo, o tipo de foguete, o combustível disponível e os objetivos da expedição. São esses fatores que irão determinar coisas como o tempo da viagem e o caminho que a espaçonave irá fazer.
Como visto, o tempo para chegar na lua é influenciado por vários fatores. Com relação ao peso da missão, entre 60 a 90% dele é correspondente ao combustível que é preciso para escapar da gravidade da Terra. Depois que a órbita é alcançada, os engenheiros pensam em trajetos que sejam eficientes para que o uso de combustível seja minimizado e os custos reduzidos.
Outro ponto que também tem um grande impacto é o objetivo da missão e o tipo de foguete que é usado. “A gravidade desempenha um papel fundamental. A gravidade da Lua atrai qualquer massa lançada, exigindo apenas correções menores”, disse Gretchen Benedix, professora do Space Science and Technology Centre da Curtin University.
Viagens
Dentre todas, a viagem mais rápida para chegar na lua foi feita pela sonda New Horizons, da NASA, em 2006. O objetivo da missão era chegar em Plutão, mas ela passou pelo nosso satélite natural depois de somente oito horas e 35 minutos depois do seu lançamento.
Das missões que tinham como objetivo a lua, a Luna 1, da União Soviética, que foi lançada em 1959, demorou 34 horas para chegar. Contudo, essa missão passou aproximadamente seis mil quilômetros de distância do nosso satélite natural.
No caso de missões tripuladas, o tempo para chegar na lua é maior. Em 1969, a Apollo 11 levou 109 horas e 42 minutos para chegar e fazer com que Neil Armstrong desse o primeiro passo no solo lunar.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital