Fatos Nerd

Quanto tempo o Batman de Christian Bale treinou para se tornar o Cavaleiro das Trevas?

0

Embora existam diversos momentos marcantes na trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan, um dos mais memoráveis é no primeiro longa, quando Bruce Wayne desaparece por alguns anos para dominar seu corpo e alma e poder retornar para Gotham pronto para combater o crime vestindo o manto do Homem-Morcego. Em Batman Begins, durante esse retiro, o bilionário treina com Ra’s al Ghul e sua icônica Liga dos Assassinos para se tornar o herói que almeja ser. No entanto, você já se perguntou quanto tempo exatamente levou o treinamento de Bruce?

Bom, apenas contextualizando, o primeiro filme da trilogia Cavaleiro das Trevas de Nolan conta a história de origem do Batman. Nas cenas de abertura do filme vemos aquele clássico momento em que o jovem Bruce Wayne cai em um poço e é cercado por morcegos, o que o leva a desenvolver medo de morcegos – mas isso é apenas uma pequena parte do trauma de infância de Bruce. Falando nisso, mais tarde Bruce testemunha o assassinato de seus pais e se culpa por suas mortes, o que molda grande parte de sua personalidade e futuro, ainda mais considerando que ao invés de fazer terapia ele prefere treinar com uma liga ninja. Enfim, após não conseguir lidar com a perda de seus pais, Bruce decide dar um tempo de Gotham, tentando fugir de seus fantasmas e acaba no Himalaia.

A jornada de Bruce Wayne

Um Bruce Wayne adulto, interpretado por Christian Bale é apresentado em Batman Begins como um prisioneiro no Butão, onde é abordado por um homem que se apresenta como Ducard e é vivido por Liam Neeson. Ducard então oferece a Bruce Wayne “um caminho”, dizendo-lhe para encontrar uma flor azul rara e subir ao topo de uma montanha. Assim Bruce chega à fortaleza de Ra’s al Ghul, mas quando isso acontece ele está tão fraco que mal consegue ficar em pé. Ducard então pergunta a Bruce o que ele procura e o mesmo responde: “Eu procuro uma maneira de fazer justiça, de usar o medo contra aqueles que causam medo às pessoas”. Ducard então explica: “Para manipular os medos dos outros, você deve primeiro controlar os seu”. Essa fala marca então o início do treinamento que permite a Bruce Wayne retornar a Gotham como Batman.

Embora não fique claro quanto tempo se passou desde o momento em que Bruce saiu de casa até o momento em que começou a treinar, Wayne desapareceu de Gotham por um total de sete anos. A maior parte desse tempo, provavelmente, foi gasto treinando com Ducard, que mais tarde é revelado como o verdadeiro Ra’s al Ghul. Os seguidores de Ra’s al Ghul se autodenominam Liga dos Assassinos e ensinam a Bruce vários estilos diferentes de artes marciais. Bruce também aprende teatralidade e engano – duas coisas que Ra’s al Ghul diz serem cruciais para se tornar invisíveis. Ao treinar, Bruce em várias disciplinas e ter muitas conversas intensas, Ra’s al Ghul ensina Bruce a dominar seu medo.

A ascensão do Cavaleiro das Trevas

O medo é um tema central em Batman Begins e todos os vilões do filme falam sobre o medo: Falcone, Espantalho e Ra’s al Ghul. O plano do Espantalho para destruir Gotham depende do poder do medo – um poder que Ra’s al Ghul também manipula criando a toxina que o Espantalho usa. Para completar o treinamento de Bruce, Ducard usa essa toxina para colocá-lo em um estado de medo intensificado e o submete a um teste final. Ele diz a Bruce: “O que você realmente teme está dentro de você. Você teme seu próprio poder. Você teme sua raiva – o impulso de fazer coisas grandes e terríveis”. Assim, o treinamento de Bruce só se completa quando ele se liberta de seu medo.

Após essa grande realização que provavelmente é seguida da epifania que o leva a criar uma fantasia de morcego, Bruce convoca Alfred para buscá-lo em um jato particular e o mordomo reafirma que Bruce se foi há sete anos – e chegou a ser declarado morto. Então, é de se imaginar que o retorno de Bruce Wayne a Gotham tenha gerado uma grande repercussão nos tabloides da cidade. No fim das contas, Bruce Wayne se acomoda confortavelmente na figura pública e busca passar a imagem de playboy bilionário egocêntrico durante o dia e emerge à noite como Batman, o Cavaleiro das Trevas de Gotham.

Fonte: SR
Imagens: Warner Bros.

Por que a Marvel deve introduzir o Quarteto Fantástico antes dos X-Men?

Matéria anterior

O que aconteceu com o elenco de Gladiador?

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.