Fatos Nerd

Por que a Marvel deve introduzir o Quarteto Fantástico antes dos X-Men?

0

Após anos de espera, a primeira família da Casa das Ideias finalmente se reunirá aos demais personagens no Universo Cinematográfico Marvel. A aquisição dos estúdios da Fox pela Disney foi recebida com bastante exaltação pelo público que aguardava o Quarteto Fantástico e os X-Men no mesmo mundo que os Vingadores. Visto que o Homem-Aranha da Sony e o Hulk da Universal Pictures já estavam incluídos no MCU, só faltavam as figuras do 20th Century Studios. Bom, agora não mais. Inclusive, o filme da equipe fantástica já chegou a ser anunciado no Disney Investor Day 2020 e o mesmo contará com direção de Jon Watts, nome por trás dos longas do Homem-Aranha de Tom Holland. “E os X-Men?” você deve estar se perguntando. Pois bem, os mutantes seguem sem previsão de inclusão no MCU, mas talvez esse tempo de espera seja uma boa ideia.

Como muito bem pontuado pelo ComicBook.com, a Marvel provavelmente optou por reiniciar o Quarteto Fantástico antes dos X-Men por vários motivos, sendo a familiaridade com o público o fator de peso. Parando para analisar, é perceptível que os mutantes são bem mais populares que Reed Richards e cia. Ademais, Charles Xavier e seus alunos foram recentemente apresentados na grande tela, estando bem mais frescos na memória do público que não vê um filme do Quarteto Fantástico desde 2015. Sendo assim, a apresentação deste último antes dos X-Men seria favorável para a Marvel reintroduzir os personagens no imaginário coletivo ao mesmo tempo em que dá um intervalo de tempo para que os mutantes sejam desassociados da Fox, algo que perceptivelmente incomoda a Casa das Ideias.

Sendo assim, quando o Quarteto Fantástico da Marvel chegar aos cinemas, já terão se passado oito ou nove anos, desde que a família esteve nos cinemas pela última vez. Dito isso, vale lembrar que nada impede Kevin Feige de apresentar mutantes subjetivamente ao longo das Fases 4 e 5. Na verdade, com propriedades relacionadas ao multiverso disponíveis em WandaVision e Doutor Estranho 2, seria coerente ver mutantes aparecendo no MCU antes de Reed Richards e companhia, mas os X-Men ainda demorarão a ser apresentados como uma equipe. De qualquer forma, é apenas uma questão de tempo até que os dois times de heróis sejam incluídos no MCU. Então, paciência. Afinal, a pressa é inimiga da perfeição.

Sem X-Men no MCU (pelo menos por enquanto)

Considerando que os X-Men formam uma das equipes mais populares dos quadrinhos, é compreensível que a Marvel esteja levando tanto tempo para descobrir como desenvolver a ideia dentro de seu universo compartilhado. Além disso, é necessário considerar que graças ao 20th Century Fox, o nome do time é associado à uma popular franquia de filmes. Portanto, apesar de não sabermos à fundo quais os planos do estúdio para os mutantes, uma coisa é certa, a Marvel pretende evitar o título X-Men.

Por que? Bom, durante esse período em que os heróis foram geridos pela Fox, seu nome acabou se tornando indissociável da companhia. Além do mais, ainda que a trilogia original dos anos 2000 tenha sido essencial para a popularização dos filmes de herói, as produções posteriores ao ano de 2010 decepcionaram nas bilheterias. Após exemplos como Fênix Negra, o nome X-Men foi manchado. Sendo assim, a Marvel vai buscar evitar um impacto negativo em suas bilheterias. Logo, é de se esperar que a Casa das Ideias evite o título, pelo menos por enquanto. Uma grande evidência disso é que, durante a San Diego Comic-Con 2019, Kevin Feige se referiu aos personagens duas vezes, e em nenhuma delas pronunciou o nome X-Men, optando por utilizar especificamente o termo “mutantes” sempre que se direcionava aos personagens.

Enquanto alguns acreditam que não passa de um acaso, consideramos que não. Tendo conhecimento do peso do nome para a comunidade nerd, é difícil que Feige simplesmente tenha esquecido isso. Logo, tudo indica que a escolha pela não utilização do termo foi proposital.

Imagens: Marvel  20th Century Studios.

As novidades mais aguardadas da DC Comics para 2021

Matéria anterior

Quanto tempo o Batman de Christian Bale treinou para se tornar o Cavaleiro das Trevas?

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.