Quanto uma pessoa precisa beber para entrar em coma alcoólico?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      01/03/15 às 00h31

O coma alcoólico é uma intoxicação que acontece quando ingerimos álcool em excesso. O organismo não suporta a quantidade enorme de bebidas alcoólicas introduzidas nele e reage.

Quando uma pessoa entre nesse tipo de coma, é necessário levá-la imediatamente ao pronto-socorro, para que receba administração da glicose intravenosa, que vai restabelecer os níveis de glicose do cérebro.

Antes de entrar em coma, há uma fase de sonolência e logo após a perda de consciência. A partir de então, o álcool precisa ser removido do corpo o quanto antes para que os danos sejam diminuídos.

É importante, também, uma hidratação intensa para que o fígado volte a funcionar bem, já que o coma alcoólico se inicia com um "pane" no órgão, que não dá conta de quebrar as moléculas de álcool rápido o bastante para serem processadas.

Qual é a dose fatal?

coma

O coma alcoólico pode levar à morte, já que ele acontece quando o sistema nervoso central é desacelerado a um ponto tão crítico que a pessoa acaba perdendo os sentidos.

Com o consumo  intenso de álcool, a área do cérebro responsável por controlar a respiração e o coração pode parar de funcionar , ou seja, pulmão e coração paralisam.

Segundo especialistas, não é possível dizer a quantidade de álcool que pode levar uma pessoa ao coma. Isso depende de uma série de fatores como constituição física, peso, altura, sexo, tolerância ao álcool e condições de saúde.

No entanto, o fígado de uma pessoa saudável e já familiarizada com o álcool consegue metabolizar uma dose de da substância por hora. Ou seja, o equivalente a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilado.

A médica Camila Magalhães Silveira, do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, afirma que "Acima de cinco doses, a pessoa corre riscos de inúmeras naturezas, como acidentes, ferimentos e quedas. Acima de 10, há risco de morte por toxicidade alcoólica".

O que fazer?

dos

Quando uma pessoa entra em coma alcoólico é preciso chamar uma ambulância o quanto antes. Também é necessário verificar o pulso e, caso esteja desregulado,  iniciar uma massagem cardíaca até a chegada do resgate.

Caso o pulso esteja normal, basta deitar a pessoa de lado para que ela não sufoque se vomitar. Não se deve, em hipótese alguma, inserir qualquer alimento ou medicação na boca dela.

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+