• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Quem criou a batida do funk?

POR A redação    EM Curiosidades      15/02/16 às 17h56

Alguns amam, outros nem tanto. Mas o grande fato, e que ninguém pode negar é que a batida do funk realmente tomou conta do gosto popular, e é bastante difundido no Brasil.

Tanto é, que é exatamente ele (o funk) juntamente com o samba, que representa, apesar de uma maneira bem  resumida os ritmos nacionais em outros países. E é por isso, que os "gringos" adoram uma caipirinha, o carnaval e claro, um baile de favela (vulgo, um funk carioca).

Mas apesar de ser tão popular e estar na boca e no "pôpô" do povo, quase ninguém parou para se perguntar como foi que esse ritmo autenticamente brasileiro surgiu, ou melhor, quem foi que o inventou?

Mas nós aqui do Ultra, somos mais que curiosos, e pra alegria geral da nação, sempre saímos por aí pesquisando e respondendo as mais peculiares curiosidades.

01

Pois bem, então vamos voltar ao assunto, e pra gente entender melhor como esse ritmo caliente e contagiante (que faz geral descer até o chão) surgiu, precisamos entender o que se passava naquela época.

E o que acontecia é que no começo dos anos 90, o famoso "loop do Volt Mix" simplesmente estourou, apesar de ter sido lançado no ano de 1988.

Porém, 10 anos depois dessa moda ter contagiado o Brasil, um Dj chamado Luciano Oliveira que também é conhecido como MC Sabãozinho pelas gerações mais novinhas, criou juntamente com o Dj Cabide, uma nova variação daquele mesmo ritmo.

Que nada mais era, do que aquela base "tum-pá, tum-tum-tum-pá" que todo mundo sabe fazer com a boca e se sente quase um beatboxer profissional ao executar tal feito.

Para conseguir aprimorar a batida base, a dupla de Djs utilizaram de um simples equipamento, uma bateria eletrônica R-8 Mk-II. E pouco tempo depois o primeiro CD, que registrava a nova batida foi lançado, chamado "Lugarino Apresenta os Melhores da Zona Oeste" que pertencia a dupla de Rap Tito e Xandão.

O ritmo desenvolvido por eles, foi batizado pelo próprio publico que frequentava os bailes como "tamborzão", porque até aquele momento, os próprios criadores se referiam a ele como "batuque", exatamente porque o som mais evidente da batida é um som similar a de um tambor.

Vale ressaltar que depois de lançado, o ritmo passou por uma série de transformações e claro, aprimoramentos para se tornar o que escutamos hoje em dia. Mas se você ficou realmente curioso sobre o assunto, pode conferir o vídeo que explica na integra (e pelos próprios criadores) como tudo começou, que está aqui a baixo.

Mas e então queridos leitores, preparados para mexer o popozão?Já sabia quem tinha sido os difusores e criadores desse ritmo? Comenta pra gente aqui nos comentários. E "sinbora" que agora que a gente já sabe um pouquinho a mais sobre esse ritmo, a única coisa que nos resta é descer até o chão.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+