O século XVIII ficou muito conhecido como o Século das Luzes, pois as ideias iluministas promovidas na Europa por filósofos se espalharam pelo mundo e inspiraram revoluções como a Revolução Francesa em 1789. Já foi mostrado em filmes como era a vida no século XVIII, mas como era realmente a vida nessa época? Difícil de se saber, mas fizemos uma grande pesquisa a fim de responder essa pergunta para vocês.
Como será que as pessoas viviam sem papel higiênico, escovas de dentes, e essas coisas do tipo? Parece difícil viver se essas coisas essenciais, mas as pessoas conseguiam. Por isso, fizemos uma lista com os 9 fatos surpreendentes sobre a vida no século 18, confira:
A higiene dental é essencial para nossa vida, pois o sorriso pode ser o cartão de visita de uma pessoa, mas antigamente as coisas não era bem assim. Uma empresa italiana chamada Marvis começou a fazer pasta de dentes no início de 1700, mas isso não significa que as pessoas começaram a usar, pois elas costumavam limpar seus dentes com palitos e limpar as gengivas, e nada de fio dental ou escovas de dentes.
Imagina, se as pessoas mal se limpavam seus dentes, vocês acham que elas iriam se depilar? Na época não existia essa de raspar as axilas ou as penas, e as mulheres tinha cabelos por todo o corpo e os homens também. E isso continuou durante muito tempo, apenas na década de 1920, nos Estados Unidos, as mulheres começaram a raspar os pelos do corpo.
Piolhos eram muito comuns na década de 1700, mas ao menos eles tinham cura. O remédio mercúrio era usado para vários tratamentos, e um deles era contra os piolhos. Além dos piolhos, eles usavam para tratamento de doenças de pele, e chegavam até a ingerir o remédio, e isso causou muito envenenamento por mercúrio.
Além de escovar os dentes, passar desodorante é muito importante para não ficarmos com mal cheiro, mas antigamente as pessoas não costumavam usar, pois nem existia. Na verdade, o desodorante surgiu apenas na década de 1880, quando uma marca chamada MUM lançou um desodorante no mercado.
Esqueça as privadas, em 1700 a moda era usar o famoso pinico ou urinol. As pessoas costumavam jogar suas necessidades na rua e nas casas era comum ter cheiro desagradável de urina ou fezes. A privada e o saneamento básico realmente foram grandes descobertas.
Tomar banho todos os dias não era nada comum, e quando se tomava banho, era em água fria e uma vez por mês. O banho que as pessoas costumavam tomar era apenas um “banho de vento”, onde as pessoas ficavam nuas em lugares ao ar livre para que seus órgãos sexuais respirassem.
O jeito de se limpar depois de defecar não era muito legal. E elite usava pedaços de linhos, mas os mais pobres usavam muito a criatividade e utilizavam musgos, folhas, trapos velhos ou as próprias mãos, um tanto nojento, mas eram as alternativas encontradas para época.
Como foi dito no item 5, as pessoas jogavam as urinas e fezes dos pínicos na rua. Agora imaginem a situação das ruas com todas esses excrementos humanos, além disso, as ruas eram cheias de animais e provavelmente existiam várias doenças.
As pessoas usavam querosene nas camas para tentarem acabar com os malditos percevejos, mas nunca conseguiam. Os percevejos faziam parte da vida cotidiana, estavam em todo lugar, e com certeza causava muitas doenças para os seres humanos.
E aí amigos, sabem de mais alguma curiosidade sobre a vida no século 18? Comentem aqui pra gente!