• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 fatos surpreendentes sobre a vida no século 18

POR A redação    EM História      15/02/16 às 17h24

O século XVIII ficou muito conhecido como o Século das Luzes, pois as ideias iluministas promovidas na Europa por filósofos se espalharam pelo mundo e inspiraram revoluções como a Revolução Francesa em 1789. Já foi mostrado em filmes como era a vida no século XVIII, mas como era realmente a vida nessa época? Difícil de se saber, mas fizemos uma grande pesquisa a fim de responder essa pergunta para vocês.

Como será que as pessoas viviam sem papel higiênico, escovas de dentes, e essas coisas do tipo? Parece difícil viver se essas coisas essenciais, mas as pessoas conseguiam. Por isso, fizemos uma lista com os 9 fatos surpreendentes sobre a vida no século 18, confira:

1 - Escovar os dentes

1-??????-???????-??-?????-??????-???

A higiene dental é essencial para nossa vida, pois o sorriso pode ser o cartão de visita de uma pessoa, mas antigamente as coisas não era bem assim. Uma empresa italiana chamada Marvis começou a fazer pasta de dentes no início de 1700, mas isso não significa que as pessoas começaram a usar, pois elas costumavam limpar seus dentes com palitos e limpar as gengivas, e nada de fio dental ou escovas de dentes.

2 - Depilação

como-se-depilar-sozinha

Imagina, se as pessoas mal se limpavam seus dentes, vocês acham que elas iriam se depilar? Na época não existia essa de raspar as axilas ou as penas, e as mulheres tinha cabelos por todo o corpo e os homens também. E isso continuou durante muito tempo, apenas na década de 1920, nos Estados Unidos, as mulheres começaram a raspar os pelos do corpo.

3 - Mércurio

2-??????-???????-??-?????-??????-???

Piolhos eram muito comuns na década de 1700, mas ao menos eles tinham cura. O remédio mercúrio era usado para vários tratamentos, e um deles era contra os piolhos. Além dos piolhos, eles usavam para tratamento de doenças de pele, e chegavam até a ingerir o remédio, e isso causou muito envenenamento por mercúrio.

4 - Desodorante

mancha_desodorante1_24111210363561

Além de escovar os dentes, passar desodorante é muito importante para não ficarmos com mal cheiro, mas antigamente as pessoas não costumavam usar, pois nem existia. Na verdade, o desodorante surgiu apenas na década de 1880, quando uma marca chamada MUM lançou um desodorante no mercado.

5 - Banheiro

pinicourinol-agata-antigo-24cm-diametro-bom-estado-20040-MLB20182441426_102014-F

Esqueça as privadas, em 1700 a moda era usar o famoso pinico ou urinol. As pessoas costumavam jogar suas necessidades na rua e nas casas era comum ter cheiro desagradável de urina ou fezes. A privada e o saneamento básico realmente foram grandes descobertas.

6 - Tomar banho

6-??????-???????-??????

Tomar banho todos os dias não era nada comum, e quando se tomava banho, era em água fria e uma vez por mês. O banho que as pessoas costumavam tomar era apenas um "banho de vento", onde as pessoas ficavam nuas em lugares ao ar livre para que seus órgãos sexuais respirassem.

7 - Papel higiênico

358

O jeito de se limpar depois de defecar não era muito legal. E elite usava pedaços de linhos, mas os mais pobres usavam muito a criatividade e utilizavam musgos, folhas, trapos velhos ou as próprias mãos, um tanto nojento, mas eram as alternativas encontradas para época.

8 - As ruas imundas

f02e74ac70555e24c85412647c529365

Como foi dito no item 5, as pessoas jogavam as urinas e fezes dos pínicos na rua. Agora imaginem a situação das ruas com todas esses excrementos humanos, além disso, as ruas eram cheias de animais e provavelmente existiam várias doenças.

9 - Percevejos

800px-adult_bed_bug,_cimex_lectularius_586x422

As pessoas usavam querosene nas camas para tentarem acabar com os malditos percevejos, mas nunca conseguiam. Os percevejos faziam parte da vida cotidiana, estavam em todo lugar, e com certeza causava muitas doenças para os seres humanos.

E aí amigos, sabem de mais alguma curiosidade sobre a vida no século 18? Comentem aqui pra gente!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+