• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 tipos de alucinações que os seres humanos já experimentaram

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      19/12/18 às 14h38

O ser humano procura, constantemente, formas de mudar a sua percepção da realidade. Podemos, de uma forma subjetiva, alterar a forma como vemos o mundo através de um livro, um programa de TV, conversas com pessoas interessantes e até descobrindo novos sabores. Mas para alterar as formas de sentir o mundo, de maneira mais concreta, existem outras forças motrizes. Muitos sacerdotes, gurus, monges e pessoas comuns acreditam que as alucinações são um jeito prático de transcender esse "mundo físico" a qual temos acesso na maioria do tempo.

Esses momentos únicos podem até transformar a vida de um ser humano. Um cientista suíço definiu alucinações como "percepções sem os estímulos correspondentes". Algumas pessoas sentem medo de alucinação, outras gostam demasiadamente. Não importa, isso está na história do homem, e provavelmente, estará até o fim dos dias. Listamos 7 tipos de alucinações que os seres humanos já experimentaram.

1 - Alucinações hipnagógicas

Cerca de 37% da população mundial sente ou já sentiu alucinações na hora do sono, são as chamadas alucinações hipnagógicas. Elas acontecem quando você está quase adormecendo, porém, não chegou lá completamente. Esse tipo de alucinação envolve a mistura dos sonhos com a realidade, como a ver você mesmo do alto do quarto ou ouvir vozes, ruídos ou alguém conversando com você.

2 - Alucinações hipnopômpicas

Alucinações hipnopômpicas já são mais raras, envolvendo apenas 12% da população mundial, porém, são muito mais pesadas. Elas estão, na maioria das vezes, envolvidas com a paralisia do sono, onde a pessoa está em um estágio avançado do sono, acorda, mas está paralisado e não consegue se mexer. O sentimento costuma ser assustador, e muita gente relata sentir demônios ou monstros as atacarem. Estudos científicos mostram que isso acontece devido a um erro no cérebro.

3 - Privação sensorial

A privação sensorial é quando seu corpo perde um ou mais estímulos sensoriais. Quando alguém está inserido nesse estado, o cérebro precisa se adaptar, uma vez que ele vive a partir de todos os estímulos que recebe. Por isso, quando alguém está privado sensorialmente, o cérebro cria alucinações para preencher todos os "buracos" que ficam. Se uma pessoa é privada completamente de sensações e estímulos, o cérebro dela começa a inventar várias coisas, como vozes que não existem, toques visões etc.

4 - Esquizofrenia

A esquizofrenia é um problema mental, que costuma causar alucinações visuais bem vividas. Para você saber como é, imagine como é uma abelha ou uma mosca voar perto da sua orelha por horas ou dias seguidos? Apesar dessas alucinações não existirem, porém, elas são bem reais para quem as sente. Além disso, alucinações auditivas são as mais comuns e populares.

5 - Estado de transe

Antes de ter contato com drogas, o ser humano encontrava outras formas de se entorpecer. Alcançávamos alucinações através do estado de transe e auto hipnose. O homem consegue alcançar estado de alucinação com sua própria força natural. Esse processo é chamado de alucinação autoscópica. É como se a mente transcendesse o corpo, e entrasse em uma nova realidade.

6 - Epilepsia

A epilepsia pode causar muito mais efeitos do que você pode imaginar, sendo que um deles é a esquizofrenia paranoica acompanhada de alucinações. Mas o que se descobriu recentemente é que podem haver alucinações auditivas poderosas. Isso acontece quando o lobo temporal esquerdo está danificado.

7 - Drogas

As drogas são a principal forma de se alcançar alucinações. Do LSD até vários outros tipos de alucinógenos, o cérebro é afetado diretamente pela química encontrada no meio desses produtos. A transmissão de informações, geralmente por meio de compostos químicos no sistema nervoso, cria uma estimulação excessiva dos sentidos. Esse tipo de estímulo é usado pelos seres humanos há milhares de anos.

E aí, você já passou por alucinações? Quais tipos? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que transcendeu o seu corpo apenas lendo essa matéria, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+