Curiosidades

Quem é Larry Ellison, o “gênio” que previu colapso da Apple sem Steve Jobs e é mais rico que Bill Gates

0

Você conhece Larry Ellison? Esse é um dos grandes CEOs de negócios que teve muitos sucessos, mas é menos comentado em comparação com figuras mais conhecidas como Bill Gates, Jeff Bezos e, claro, Elon Musk.

No entanto, atualmente, Ellison ocupa a quinta posição na lista de pessoas mais ricas do mundo, de acordo com a Forbes Índia, superando até mesmo o fundador da Microsoft.

Ou seja, ele é uma figura do mundo dos bilionários, mas pouco aparece nas mídias!

Em determinado momento de sua vida, Larry Ellison fez declarações notáveis sobre a Apple. Ele disse que ‘sabemos o que vai acontecer com a Apple’. Ainda, em fala, disse que tivemos essa experiência no passado. ‘Vimos a Apple com Steve Jobs. Vimos a Apple sem Steve Jobs. Analisamos a Apple com Steve Jobs. E agora vamos ver a Apple sem Steve Jobs. A Apple está condenada’.

A frase polêmica é apenas uma das suas opiniões que repercurtem na mídia de maneira ampla.

Foi assim que Larry Ellison expressou suas previsões econômicas para a Apple sem Steve Jobs. Vale lembrar que a empresa chegou a demitir seu próprio fundador, antes de ele retornar.

No entanto, as previsões de Larry sobre a Apple não se concretizaram. A empresa não apenas não está condenada, mas continua sendo uma das mais valiosas do mundo.

Via IGN

Sucesso nos negócios

De qualquer maneira, na esfera profissional, Larry Ellison alcançou grandes sucessos. Originário do Bronx, um bairro popular de Nova York, ele foi criado por sua mãe solteira em situação financeira precária.

Quando uma pneumonia o afetou devido às condições de vida, sua mãe o entregou aos cuidados de sua irmã.

Eventualmente, ele foi adotado por uma família russa de fé judaica, residente em Chicago. Lawrence Joseph Ellison frequentou seu primeiro ano de faculdade em Illinois, obtendo a melhor nota de toda a instituição.

No entanto, após o falecimento de sua mãe adotiva, ele não frequentou as aulas durante um ano, embora tenha se matriculado novamente em Ciência da Computação na Universidade de Chicago.

Aos 20 anos, sem qualquer vínculo com seu pai adotivo, conhecido por ser muito rigoroso, Larry decidiu se mudar para Berkeley, Califórnia, e iniciar sua carreira profissional como programador de computadores.

Ele trabalhou na Ampex Corporation em um projeto confidencial: desenvolvendo um banco de dados para a CIA, que posteriormente veio a ser conhecido como Oracle.

Longa história

Isso aconteceu há quase seis décadas. Atualmente, aos 79 anos, Larry Ellison não parece ter essa idade, em parte devido à sua obsessão pela juventude.

Há alguns anos, ele direcionou cerca de US$ 450 milhões para projetos e pesquisas voltadas para retardar o envelhecimento. Ele diz que a morte não faz sentido para ele. Afinal, por que estaríamos aqui e simplesmente desaparecer de uma hora para outra?

Em 1977, Ellison fundou o Software Development Laboratories (SDL), que mais tarde se transformou na Oracle Corporation. A partir daí, ele moldou a versão 2 do Oracle.

Via Wikimedia

Na década de 1990, Ellison considerou hipotecar seus bens para comprar a Apple e colocá-la de volta nos trilhos, mas esse plano acabou não se concretizando.

Além disso, o cofundador da Oracle conseguiu superar Jeff Bezos por alguns meses em 2023 na lista dos mais ricos, quando as ações da Oracle subiram 5%, resultando em um rápido aumento na fortuna de Ellison.

Graças a um conjunto de aplicativos baseados em inteligência artificial generativa e linguagem natural, a Oracle alcançou excelentes resultados.

Larry Ellison foi cofundador da Oracle em 1977 e serviu como CEO até 2014, atualmente ocupando os cargos de CEO e CTO da empresa. Em 2012, ganhou destaque ao adquirir a ilha havaiana de Lanai por cerca de US$ 300 milhões.

Além disso, Ellison investiu em empresas como Salesforce.com, NetSuite, Quark Biotechnology Inc. e Astex Pharmaceuticals.

 

Fonte: IGN

Imagens: IGN, Wikimedia

Nos Estados Unidos, a incrível indústria de cogumelos “devoradores de resíduos”!

Artigo anterior

Estrutura misteriosa é encontrada no subsolo perto das pirâmides de Gizé no Egito

Próximo artigo