Curiosidades

Quem tem mais risco de sofrer infarto?

0

coração é um dos principais órgãos no corpo humano e também de um animal. Ele tem a função de bombear o sangue, de forma que circule por todo o sistema vascular sanguíneo através de sucessivos movimentos de contração e relaxamento. Em nós humanos, o coração tem uma massa entre 250 e 350 gramas e mede aproximadamente o tamanho de um punho. A importância do órgão é sabida por todos, assim como algumas das doenças mais comuns, que o afeta.

O infarto, ataque cardíaco ou parada cardíaca é quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que uma parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra, e isso é chamado de infarto do miocárdio. Dependendo, o infarto pode ser fatal, mas com o tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco. E isso é importante para que um paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem.

Mesmo sabendo a definição do que é o infarto e também sabendo que é muito importante prestar atenção em sintomas, como dores no peito e no braço, ainda existem várias dúvidas com relação ao infarto do miocárdio.

Uma das principais dúvidas é com relação aos problemas de saúde que podem causar um ataque cardíaco nas pessoas. E um outro ponto que não é muito comentado é quais são os motivos que levam pessoas jovens e atletas, que tem hábitos e um estilo de vida saudável, a terem infarto.

Infarto

Infarto1 1024x768, Fatos Desconhecidos

“O infarto ocorre quando há um aumento de necessidade de oxigênio, pois ele significa a morte de diversos músculos cardíacos. A oxigenação que o organismo precisa só ocorre por conta do conjunto de vasos sanguíneos, as chamadas artérias coronárias”, explicou Nicolle Queiroz, cardiologista, especialista em cardioesporte.

“As mulheres têm o fator proteção, quando ainda menstruam devido aos hormônios. Mas, estruturalmente o coração da mulher e as coronárias são menores. Atualmente, o estilo de vida da mulher e dos homens são muito semelhantes, pois fazem dupla jornada, no trabalho e em casa e isso aumenta o risco”, continuou.

Motivos

Infarto2 460x313, Fatos Desconhecidos

“Há diversas razões que podem provocar o infarto, como alimentação desregulada, rica em gorduras, carboidratos, ganho de peso, sedentarismo, tabagismo, abuso de álcool, uso de drogas e outros fatores que colaboram são: colesterol alto, diabetes não controlada e obesidade”, ressaltou Nicole.

Além disso, Nicole também disse que de acordo com estudos recentes, a porcentagem de atletas jovens que são vítimas de morte súbita é bem assustadora. São 92% homens e 53% mulheres que apresentaram ter alguma alteração estrutural em seu coração.

“Tem sido relatados casos de fibrose miocárdia, placas ateroscleróticas e maior incidência de fibrilação atrial, nesse último os batimentos do coração começam a ficar mais acelerados até que passam a bater em ritmo irregular”, disse ela.

Um ponto importante a ser ressaltado é que apenas a atividade física, sem uma dieta adequada e abandono do álcool, não garante uma prevenção do infarto. Claro que ela irá ajudar, até porque a atividade física é considerada um ftor protetor, mas não vai impedir.

Essas foram as raças de cachorro preferidas pelos brasileiros em 2020

Matéria anterior

7 super heróis e vilões LGBTQIA+ para você conhecer

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos