EntretenimentoHistória

Sabia que você é mais rico que um magnata 100 anos atrás? Por causa disso

0

Vocês sabiam que a pouco tempo atrás  morreu o bilionário David Rockfeller? Para quem não sabe, ele era o último neto vivo do magnata John D. Rockefeller, o mesmo que fundou a Standard Oil. Bom, depois desse acontecimento, a revista The Atlantic fez uma matéria e descreveu como eram as condições de vida nos Estados Unidos no ano de 1915, o ano em  que David Rockefeller nasceu. Já leu a nossa matéria com os 15 dados históricos que vão deixar você chocado?

Pode parecer estranho, mas mesmo para um magnata, as condições de vida há 100 anos atrás eram um tanto precárias. Uma prova disso aconteceu em 1924, quando o filho de 16 anos do então presidente dos EUA, Calvin Coolidge, morreu por causa de uma infeção originada de uma bolha no dedo do pé. Mas e aí, vocês acham que no hoje, uma pessoa poderia morrer por causa de uma infecção em uma bolha no dedo do pé?

Mas vamos pegar um pouco mais pesado então, caros leitores, quantos reais vocês acham que daria para ter uma vida boa em 1915? Qual a quantidade de dinheiro vocês acham que seria necessária para garantir conforto e qualidade de vida para viver a 100 anos atrás?

Caso você fosse um bilionário em 1915, você teria dinheiro para comprar imóveis, casa na praia, fazendas ou simplesmente ter sua própria ilha. Mas vamos pensar em quantos dias levaria para chegar nessa ilha, quantos dias você levaria para chegar na sua casa na Califórnia? Quantos quilos de comida você iria separar para levar para uma viagem dessas? Isso sem falar que hoje nós temos ar condicionado, como iriamos fazer com o calor do verão?

E aí, conseguiu responder todas essas perguntas? Agora vamos falar em uma maravilhosa viagem a Paris, ou simplesmente aquela passeio com a família pela Europa, quanto tempo vocês iriam demorar para chegar lá? Com certeza a vida há 100 anos atrás não era nada fácil, pelo visto mandar uma encomenda com urgência pelo sedex para um lugar distante iria demorar muito, muito tempo para chegar.

O rádio, por exemplo, teve sua primeira transmissão em 1922, a televisão só poderíamos assistir a partir de 1935, mas em compensação você iria ouvir música em uma vitrola. Os livros já existiam na época, mas as informações não eram confiáveis, nada comparado ao acesso a informação que temos hoje. Notícias nessa época demoravam dias para chegar, caso algo acontecesse no Japão, quanto tempo demoraria para chegar ao Brasil? Imaginem como seria ruim passar um domingo sem ao menos notícias do seu time do coração.

Mas agora vamos falar de algo mais pesado. Com a medicina que temos hoje, com certeza voltar 100 anos no tempo faria você passar por vários perrengues. Os partos eram normais, e várias mães e bebês morreram na época pelo fato da medicina ser precária. Paralisia infantil, tuberculose, tétano, meningite, pneumonia rubéola, sarampo, hepatite, todas essas coisas matavam muitas pessoas no passado.

Na época já existiam os dentistas, mas os seus serviços nem se comparam com os padrões de hoje, era muito doloroso e as pessoas desse tempo nem tinham o costume de escovar os dentes. Métodos anticoncepcionais eram primitivos, nada comparado com a camisinha “sensitive” que temos hoje.

Mas e aí, caro amigo leitor da Fatos Desconhecidos, depois desses argumentos você concordar que a sua vida é muito melhor do que a de um milionário que viveu há 100 anos atrás? Humildemente falando, eu, um mero redator, jamais trocaria a minha vida simples de 2017 por uma vida bilionária em 1915. Mas e você, o que acham de voltar no tempo e ser um magnata? Não esqueça de deixar o seu comentário!

5 vilões que os Vingadores podem enfrentar depois de Guerra Infinita

Matéria anterior

5 vilãs assustadoras do cinema que já te passaram muito medo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos