Saiba o que seus olhos podem revelar sobre sua saúde

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      29/08/15 às 14h50

O que seus olhos podem revelar sobre sua saúde? Alguns médicos afirmam que só de olhar para os olhos de alguém, conseguimos ver artérias, veias e nervos, que são um reflexo do que se passa no resto do corpo. Você sabia que as olheiras podem ser um sinal de tireoide ou anemia? Isso mesmo! Olhos vermelhos podem indicar graves problemas de glaucoma. Além disso, se o branco dos seus olhos aparecerem amarelos, os especialistas alertam que pode ser um sinal de doença hepática.

Por isso devemos ir ao oftalmologista frequentemente. Estamos conscientes de que a falta de sono é o culpado mais óbvio para as olheiras, mas os especialistas acreditam que quando o sono não é suficiente para apagar as manchas escuras em torno dos olhos, isso pode indicar uma série de problemas graves de saúde. Todo cuidado é pouco.

Se você está confiante de que esteja dormindo o suficiente, e mesmo assim as olheiras continuam aparecendo, isso pode indicar duas causas de problemas de saúde: anemia ou alterações na tireoide. O ideal é consultar um médico para fazer os devidos exames. E reabastecer seus níveis de ferro para diminuir a anemia. Saiba o que seus olhos podem revelar sobre sua saúde.

Olheiras

olheiras

Muitos acham que o aparecimento de olheiras se dá somente pela falta de sono. Mas essa machinha escura em volta dos olhos acontece também pela hereditariedade, estresse que é associada à acumulação de fluido sob a retina, que resulta na visão turva. E como anteriormente foi dito, não podemos esquecer que elas podem indicar problemas sérios a nossa saúde. Já ficou com os olhos esbugalhados ou inchados? Este pode ser um sintoma de que a tireoide está produzindo hormonas que atacam os músculos e os tecidos dentro da órbita do olho.

A falta de nutrientes na dieta, ou a falta de uma dieta balanceada, pode contribuir para a descoloração da área debaixo dos olhos. Acredita-se que a falta de minerais de ferro podem causar olheiras. A deficiência de ferro é o tipo mais comum de anemia e esta condição, é um sinal que não está a chegar oxigênio suficiente nos tecidos do corpo.

Outra causa comum das olheiras é a intolerância alimentar, especialmente ao trigo, glúten ou leite de vaca. A recomendação é cortar um deles por um mês.

Olhos amarelados

hepatitis-s2-person-with-jaundice

O sintoma pode ser um sinal de doença hepática potencialmente fatal, e não deve ser ignorado. Pode ser causado devido a condições como hepatite, disfunção hepática, obstrução do ducto biliar ou icterícia. Se você já foi ao médico e descartou essas possibilidades, provavelmente seu fígado precise de um apoio extra.

De acordo com os especialistas, você deve diminuir o álcool ou dar uma ruptura completa por um ou dois meses. Além de cortar alimentos processados, óleos vegetais e reduzir a ingestão de açúcar e farinha branca.

É recomendável que você aumente a ingestão de vegetais - eles fornecem e toxinas no intestino, bem como vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam na desintoxicação.

Olhos vermelhos

olho-vermelho

Se você percebe que seus olhos estão vermelhos é aconselhável consultar um médico, em primeiro lugar. Doenças graves como conjuntivite, blefarite, uveíte e glaucoma podem resultar em vermelhidão. Mas, há também outras explicações menos graves, muitas vezes desencadeados por sua vida diária.

Para a maioria, trabalhando em um computador por pelo menos 8 horas por dia é normal. E, como resultado os olhos vermelhos pode ser um sinal de fadiga ocular. Isso porque temos tendência em piscar menos diante a tela, cerca de um terço como muitas vezes costumamos fazer.

Se você está experimentando fadiga ocular também pode valer a pena fazer um teste de olho para ver se você precisa de óculos ou ver se sua prescrição mudou.

Olhos secos

Untitled-21

Para muitos, a desconfortável sensação de ter areia nos olhos é familiar. Isso pode ser um sinal de que você está sofrendo síndrome do olho seco. Já ouviu falar? Pode ser uma sensação causada, por exemplo, nas mulheres pós-menopausa. Outro fator que pode secar os olhos pode ser a falta de gorduras saudáveis em sua dieta, potencialmente porque você precisa dessas gorduras para absorver vitaminas A.

O ideal é que você coma alimentos com vitamina A. O Abacate também pode ajudar, ele aumenta o nível de gordura saudável na dieta. Não esqueça de consultar um especialista. Boa sorte!

Fonte: Dailymail 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+