• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Saiba o que significam as cores e o formato do seu cocô

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      22/04/15 às 19h18

Defecar é um hábito comum dos seres humanos. As fezes são nada mais, nada menos que o material restante após a digestão e absorção dos alimentos pelo tubo digestivo dos seres humanos.  Geralmente, as fezes têm aspecto castanho-parda e pastoso, porém pode aparecer nas mais variadas formas, tamanhos e cores.

Apesar de não ser necessário de se dizer, as fezes são impróprias para o consumo humano. A formação da fezes no nosso corpo pode levar cerca de nove horas. O material transita no organismo e chega como uma massa uniforme ao intestino grosso, onde permanece por cerca de três dias. Nesse período parte da água (10 a 12 litros) e sais é absorvida, para que na região final do cólon a massa fecal se solidifique, transformando-se então nas fezes.

As fezes normais são sólidas e apresentam 75% de água na sua composição. Variações mínimas nas concentrações de água interferem na sua consistência. Fezes moles apresentam, mais ou menos, 80% de água e as líquidas 90%. Alguns fatores, como o vegetarianismo, pode aumentar o teor de líquido. Diarreias potentes podem ser constituídas de 100% água, em alguns casos graves. Quando pessoas contém a Síndrome de Westler possuem as fezes semelhantes à de um pássaro.

Existe uma escala que classifica as fezes humanas em 7 formas:

6

- Caroços duros e separados, como nozes 

- Forma de salsicha, mas granuloso

- Como uma salsicha, mas com fissuras em sua superfície

- Como uma salsicha ou serpente, suave e macio

- Bolhas suaves com bordas nítidas 

- Peças fofas com bordas em pedaços

- Aquoso, sem partes sólidas, inteiramente líquido

As duas primeiras indicam prisão de ventre. As 3ª e 4ª são consideradas ótimas, pois são mais fáceis de passar na defecação. Os 3 últimos formatos estão associados com tendência de aumento de diarreia.

Cores

Como dito anteriormente, a cor ideal do cocô é marrom. Descubra o que significa quando ele é de uma cor diferente:

Branco ou cinza

1

Se as fezes tiverem esse aspecto é porque está faltando estercobilina na sua composição. Essa substância é um pigmento escuro, presente nas fezes humanas, que é formado no final da digestão a partir da oxidação do estercobilinogênio, que, por sua vez, é produto da digestão da bílis.

Vermelho

2

Pode adquirir essa cor devido a cor dos alimentos mas, se ela persistir, pode significar que você está com algum sangramento no tubo digestivo. Hemorroidas são a principal causa desse tipo de ocorrência.

Preto

3

Significa que houve um sangramento no início do tubo digestivo. Por exemplo: se você tiver um sangramento na boca ou garganta, o sangue ingerido vai alterar a cor das fezes.

Amarelo

4

Indica que você está com muita gordura no seu organismo. Isso também indica que há algo errado no sistema digestivo. Fezes dessa cor geralmente flutuam sendo que o normal é afundarem.

Verde

5

O cocô quando está com aspecto verde significa que sua dieta contém excesso de ferro ou suplementos alimentares. Infecções ou inflamações podem deixar as fezes com esse aspecto.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+