De acordo com uma reportagem publicada pelo portal HuffSpot, 30% dos bebês, que nascem anualmente nos Estados Unidos, vêm ao mundo por meio de parto cesáreo. O número de cesarianas passou a ser divulgado com uma certa frequência após médicos obstetras passarem a questionar a necessidade do método, afinal, há questões importantes que o norteiam.
Por não ser induzido, o parto normal é visto como primordial. Mesmo assim, ainda há uma certa beleza na cesariana, pois não deixa de ser incrível o fato de um bebê se desligar de seu seio materno para criar novos vínculos com aqueles que os rodeiam.
Como abril é o Mês de Conscientização da Cesariana, o portal HuffPost entrou em contato com alguns fotógrafos de partos para pedir ao profissional registros que transmitem a beleza e o poder dos partos cesáreos. Aqui, está o resultado das imagens e dos depoimentos dos fotógrafos.
Cesária 1
“Apesar do medo e das incertezas estarem inundando o coração desta mãe enquanto ela é levada para a sala de cirurgia para realizar uma cesariana de emergência, ela não é capaz de deixar de sorrir porque sabe que está prestes a conhecer seu bebê”.
Cesária 2
“Acho estranho quando algumas pessoas dizem sentir vergonha da cesárea. Quando internalizam a mensagem de que seu corpo falhou ou de que escolheram uma saída fácil. O parto cesáreo não é fácil. Não é um fracasso. O parto cesáreo requer bravura, coragem, liberação e força, assim como todas as outras experiências de parto. Vejo esta imagem deste bebê e percebo o quão ela está contente em estar nos braços da mãe. Eu vejo um bebê se apaixonando por sua mãe e ela se apaixonando por ele”.
Cesária 3
“Esta cesária foi em março de 2020, poucos dias antes de os hospitais fecharem todas as doulas e impedirem a presença de fotógrafos de parto por causa da COVID-19″.
Cesária 4
“Este é um uso incrível da tecnologia. Aqui se vê claramente o quanto uma mãe pode estar envolvida em todos os aspectos do nascimento de seu bebê”.
Cesária 5
“Esta mãe teve 20 minutos maravilhosos de aconchego e contato visual antes de as enfermeiras levarem seu bebê para colocarem a fralda, pesá-lo e medi-lo. Em seguida, o bebê foi imediatamente devolvido à mãe para que pudessem viajar juntas para a sala de recuperação”.
Cesária 6
“Esta é uma das minhas imagens favoritas. Ela me lembra da resiliência da parceria e da necessidade de nos adaptarmos”.
Cesária 7
“Esta foi a primeira cesárea que tive permissão para fotografar e foi uma coisa bela, centrada na família. Naquele dia, aprendi que a beleza e o amor podem estar presentes em um parto cirúrgico”.
Cesária 8
“Esta é uma foto que eu tirei quando a mãe estava ao lado marido, esperando o bebê que estava no berçário sendo observado”.
Cesária 9
“Tive a honra de testemunhar este lindo parto cesáreo, onde os pais foram totalmente apoiados por sua equipe de parteiras que descobriram que o bebê estava sentado”.
Cesária 10
“Esta mamãe acabou precisando de uma cesariana de emergência, e nem o pai nem eu tínhamos permissão para entrar na sala de cirurgia. Como ela estava sob anestesia geral, o bebê foi trazido para conhecer o pai. Foi a coisa mais doce, e eles se aconchegaram e ficaram unidos até que mamãe acordou e pôde conhecer seu filho. Esta família era a mais doce que conheci, e ambos os pais eram muito fortes”.