• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O Kraken realmente existiu?

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      28/12/18 às 13h33

O kraken é uma figura, na verdade se aproxima mais de um monstro marinho. A criatura por muito tempo fez parte folclore nórdico, há séculos atrás. Nessa época era muito comum saber de criaturas marinhas assustadoras, já que qualquer animal estranho visto, era descrito pelos próprios marinheiros. E aqui, vale aquele velho ditado de que quem conta aumenta um ponto.

O kraken era descrito como uma criatura terrível, que não apenas afundava embarcações, como também comia todos os que estavam a bordo. Assustador não? Mas não pense que o monstro marinho tinha apenas aspectos negativos, ele poderia ser grande ajuda para os pescadores corajosos. Quando o kraken saia da água, enormes cardumes caiam em cascata, o que facilitaria a pesca de qualquer pescador.

O kraken é real?

Como nós dissemos, o kraken fez parte da mitologia nórdica e de todo o imaginário marítimo. A história escrita em 1180 elo rei Sverre, da Noruega contava de um animal terrível. Que armava redemoinhos para arrastar navios e que usava seus imensos tentáculos para destruir as embarcações. Mas isso não quer dizer que toda a lenda é fictícia.

Os escritos sobre o animal eram tantos, que foi possível encontrar o assunto em pesquisas científicas modernas. E tudo se tornou ainda mais real em 1853. Foi nesse ano que uma espécie de lula gigante foi encontrada encalhada em uma praia dinamarquesa. Foi então que o animal foi registrado oficialmente como Architeuthis dux e o kraken que antes não passava de um mito, se tornou real.

Kraken

Assim como o animal descrito na mitologia, a lula gigante encontrada é realmente grande, o maior já encontrado tinha 18 metros de comprimento. No entanto, elas não representam risco a vida humana, como descrito na mitologia nórdica. O animal normalmente habita as profundezas do mar.

O animal é muito diferente das outras lulas. Os olhos são da Architeuthis dux são os maiores do reino animal, isso porque enxergar no fundo do mar requer uma visão mais aguçada. Além disso, seus músculos possuem uma amônia não palatável, o que também é uma das explicações para que o animal não tenha sido extinto, mesmo tantos anos após ser visto pela primeira vez.

Você já tinha ouvido falar sobre o kraken? Nos conte nos comentários e aproveita para compartilhar com aquele amigo que adora ler sobre mitologia!

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+