Algumas coisas desagradáveis costumam acontecer enquanto dormimos, não é mesmo? Embora seja esse o momento preferido de muitas pessoas, nem sempre a noite de sono é perfeita. Podemos babar no travesseiro, o que é algo bastante ruim quando acordamos. Além disso, os olhos podem amanhecer totalmente grudados por conta da "remela". Você sabe como é acordar assim? Bom, se não, torça para continuar sem saber. Ao longo do dia, nossos olhos produzem muco, que é justamente a remela, mas uma fina película de lágrimas lubrifica os olhos e expelem esse muco antes mesmo que ele endureça.

Não é a mesma coisa à noite. Quando dormimos, essa secreção se acumula nos cantos dos olhos, assim formando aquela crosta. Embora tenha uma função específica, às vezes ela pode sinalizar algum problema um pouco mais sério. E foi pensando um pouco mais sobre isso, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos decidiu pesquisar um pouco mais a fundo, para assim compreender melhor o que acontece com os nossos olhos enquanto dormimos. Compartilhe desde já com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir.

Por que a secreção aparece?

Nossos olhos ficam fechados durante a noite

Publicidade
continue a leitura

Enquanto dormimos, há um acúmulo da secreção no canto dos nossos olhos. Às vezes, até nos cílios. Essa secreção, popularmente chamada de remela, se forma porque durante a noite, nossos olhos não são lubrificados com o piscar dos olhos, como durante o dia.

É necessário para a saúde dos olhos

Essa secreção nos olhos pode ser úmida e pegajosa ou então seca e com crostas. Ela é produzida por uma glândula quando piscamos. É a responsável por manter os olhos lubrificados. Na realidade, esse é um mecanismo de defesa do nosso corpo que protege os olhos de elementos que podem fazer mal, como bactérias.

Publicidade
continue a leitura

Porque pode levar a complicações:

Olhos secos

Olhos secos são problemas que aparecem quando olhamos muito para o celular ou tela do computador. Isso pode acontecer também quando estamos em ambientes refrigerados. Em casos assim, nossos olhos não são suficientemente lubrificados pelas lágrimas. É bastante comum a pessoa sentir um pouco de ardência, o que incomoda bastante.

Publicidade
continue a leitura

Você não limpa a secreção com a frequência recomendada

Diversas pessoas acordam e logo pegam o celular. Enquanto isso, outras vão ao banheiro escovar os dentes. De acordo com os especialistas, nada disso está certo. Para os profissionais, a primeira coisa que devemos fazer é remover a secreção acumulada durante a noite. Uma forma recomendada para limpar os olhos pela manhã é utilizar uma toalha úmida. Outro método é lavar os olhos com água morna. Esses são dois métodos que ajudam a eliminar de maneira eficaz a crosta que acumulamos durante a noite.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 29/09/20 11h56