Curiosidades

Segundo estudos recentes, ”13 Reasons Why” pode estar aumentando o número de suicídios

0

Todos nós sabemos o quanto as produções de TV influenciam as pessoas. Essas influências vão muito além do estilo de roupa ou de um penteado. As séries, que mostram mais sobre o cotidiano dos personagens, conseguem influenciar as pessoas em seus comportamentos. Já nos deparamos com diversos exemplos de séries virais, que logo atingiram o grande público, influenciando jovens em algumas coisas, sejam boas ou ruins. No entanto, nenhuma causou tantas discussões como “13 Reasons Why“, ou como é conhecida por aqui, “Os 13 Porquês”. A produção da Netflix foi estudada por diversas pessoas de áreas sociais, pois segundo elas, a história de Katherine Langforb estava influenciando os jovens a cometerem suicídio.

Falar sobre suicídio é uma coisa extremamente importante, visto que se torna mais comum a cada dia. No entanto, a forma como 13 Reasons Why fez gerou muitas polêmicas. A série até se tornou um objeto de estudos científicos onde analisaram o seu impacto na sociedade. Um desses estudos foi publicado em 2019 pelo doutor Jeff Bridge, PhD em Epidemiologia pela Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos. Ele aponta a relação entre o lançamento da série e o notável aumento dos casos de suicídio no seu país. Uma nova pesquisa refuta essa observação.

Estudo diz que 13 Reasons Why fez aumentar os casos de suicídio

Dan Romer é o diretor da pesquisa do Annenberg Public Policy Center. Romer é da universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ele publicou, em uma revista acadêmica, a reanálise do estudo de Bridge e sua equipe. Após um novo exame das variáveis no aumento de suicídio entre adolescentes, nos anos recentes. Romer chegou à conclusão de que o número de suicídios realmente aumentou, nos três meses após a estreia da série. Na verdade, esse número começou a aumentar um mês antes da estreia.

Sendo assim, muitos taxaram o estudo dele como tendencioso. No entanto, com o anúncio da produção audiovisual da série, as pessoas passaram a procurar pelo livro que originou, também chamado “13 Reasons Why”. Isso quer dizer que a história em si pode ser a grande responsável por vários casos de suicídio, principalmente nos Estados Unidos. O estudo mais recente ainda diz que, dadas as influências, os casos que tenderam a aumentar foram de meninas. Isso porque a série foca na história de Katherine, uma jovem adolescente que cometeu o ato.

Não somente nos campos universitários, mas também nas redes sociais, a série causou polêmica. Diversas pessoas acusaram a produção de ser agonizante e bastante desconfortável. Isso porque, segundo eles, romantiza o caso de suicídio.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

A mulher que viveu 99 anos com os órgãos do lado errado

Artigo anterior

Como está o elenco de ”O Auto da Compadecida”?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido