Uma das formas mais difundidas de arte do mundo é a música. Ela vai além do simples entretenimento e pode gerar benefícios para o bem-estar das pessoas. A música não ajuda apenas a relaxar, ela também pode ser um estimulante para as atividades físicas e outros momentos da vida. E hoje em dia, temos a possibilidade de tê-la nas mãos o tempo todo através das plataformas digitais, como o Spotify, Deezer, Apple Music e tantas outras.
Contudo, por mais que essas plataformas tenham ajudado no acesso às músicas, isso não quer dizer que elas não tenham problemas ou que não revoltem os fãs. Um exemplo recente disso aconteceu no último fim semana, quando artistas como Djavan, John Lennon, Roberto Carlos, Gal Costa e Maria Bethânia tiveram seus álbuns removidos do catálogo do Spotify.
Por conta disso, no último domingo, vários fãs desses artistas foram até as redes sociais falar sobre essa notícia nem um pouco agradável. E ao que tudo indica, essas remoções parecem que só afetaram o Brasil. Veja algumas das reclamações dos fãs.
GENTE uma coisa muito GRAVE tiraram o álbum luz do DJAVAN INTEIRO do spotify faz alguma coisa samurai pic.twitter.com/6LFtEy8FKo
— moo (@flertefatale) January 28, 2024
MEU DEUS. o Spotify tá fazendo uma limpa nos álbuns mais históricos da Brasil. estão tirando Djavan, Gal Costa, Maria Bethania… NÃO É POSSIVEL… que sacanagem tratar os pilares da música brasileira como obras descartáveis!!! pic.twitter.com/9LPzAfgwrT
— j̶ ̶u̶ ̶l̶ ̶i̶ ̶a̶ = (@jotauelleia) January 28, 2024
AS MÚSICAS DO JOHN LENNON SUMIRAM DO SPOTIFY
— The Beatles Sargentopostagem (@Sargentopost) January 28, 2024
Com isso acontecendo, algumas pessoas usaram a situação como uma oportunidade para apontar a importância de se ter a mídia física, como por exemplo, discos de vinil e CDs. Isso porque tendo esses produtos em mãos, as pessoas podem continuar ouvindo suas músicas preferidas sem a preocupação de o trabalho deles estar ou não disponível no Spotify.
Canaltech
Mesmo que essa situação seja bastante ruim tanto para os fãs como para os artistas, essa não foi a primeira vez que o Spotify resolveu remover faixas e álbuns da plataforma.
Em 2022, ele retirou mais de 100 episódios do podcast “The Joe Rogan Experience” porque a programa foi acusado de ser um espaço para conversas negacionistas a respeito da pandemia.
Ainda em 2022, o catálogo inteiro de Neil Young foi retirado do Spotify depois que o artista demonstrou sua insatisfação com conteúdos negacionistas estarem presentes na plataforma. E o mais curioso de tudo é que o ponto principal do cantor era Joe Rogan e seu podcast.
UOL
Mesmo tendo episódios não tão bons, o Spotify é usado por muitas pessoas e algo que elas sempre esperam é a retrospectiva do ano da plataforma de áudio para ver quais artistas, gêneros e músicas eles mais escutaram.
E ano passado, a plataforma de áudio revelou a sua própria retrospectiva de 2023, mostrando quais artistas, músicas, álbuns e podcasts foram os mais populares entre seus mais de 574 milhões de usuários no mundo todo.
No nosso país, a artista mais escutada do ano foi Ana Castela. Depois dela vem a dupla Henrique e Juliano, seguidos de MC Ryan SP, Marília Mendonça e Jorge & Mateus.
Com relação à música, a mais escutada no Spotify Brasil foi “Nosso Quadro”, de Ana Castela. E o álbum mais ouvido foi “Escolhas, Vol. 2”, de Zé Neto & Cristiano. Além das músicas, um formato que ganhou o gosto das pessoas foi o podcast, e lógico que a retrospectiva trouxe qual foi o mais popular no nosso país. Esse título ficou, pela segunda vez, para o “Podpah”.
Já em um nível mundial, a artista mais escutada no Spotify em 2023 foi Taylor Swift. Depois da loirinha veio Bad Bunny, The Weeknd, Drake e Peso Pluma. Com relação à música, a mais escutada nesse ano foi “Flowers”, de Miley Cyrus. Ela teve mais de 1,6 bilhão de streams. O álbum mais ouvido no mundo foi “Un Verano Sin Ti”, de Bad Bunny. E o podcast mais popular foi “The Joe Rogan Experience”.
Na retrospectiva individual, o Spotify dá ao usuário uma experiência personalizada, mostrando para ele playlists criadas exclusivamente para ele, quais foram seus gêneros mais escutados e seus hábitos de streaming.
Além disso, as pessoas também podem ver mensagens em vídeo de vários artistas como Taylor Swift, Bad Bunny, SZA, Pabllo Vittar, entre outros.
Top 5 artistas mais escutados no Spotify no Brasil em 2023
Top 5 músicas mais escutadas
Top 5 álbuns mais escutados
Top 5 gêneros musicais mais escutados
Top 5 playlists do Spotify mais escutadas
Top 5 podcasts mais escutados
Fonte: Canaltech, Olhar digita
Imagens: Twitter, Canaltech, UOL