Mundo Animal

Tão pesada quanto um cachorro. Conheça a maior aranha do mundo

0

Quando falamos em aranha, existem as pessoas que têm trauma desse animal. De fato, ela não é um dos preferidos de muitos por aí, e aqueles que são tão traumatizados com o animal acham que a palavra medo ainda é bastante simplória para descrever o que sentem. Aracnofóbicos são as pessoas que têm fobia de aranhas e as evitam a todo custo junto dos lugares em que possam existir.

O pior é que elas vivem em diversos lugares, como em matas, pântanos, desertos e buracos no solo. Ademais, algumas delas têm picadas que podem causar alguns problemas para o ser humano. Quem não gosta de aranha, com certeza, acha que já temos uma variedade bem grande e suficiente desse animal em todo o planeta.

Nesse sentido, ler uma notícia dessas com certeza não é nada reconfortante para aqueles que desejam nunca encontrar com uma aranha. Se elas, pequenas e leves como são, já causam um medo enorme, imagina se existisse uma aranha que fosse tão pesada quanto um cachorro?

Pois bem, essa aranha existe. Essa espécie poderia facilmente ser considerada como a mais medonha de todas e talvez não só por aquelas pessoas que têm medo do inseto.

Aranha

Biologia vida

A Theraphosa blondi é conhecida como a maior aranha do mundo, no quesito massa corporal. Geralmente é encontrada na floresta amazônica brasileira, na Guiana e no Suriname. Ela recebeu o apelido de “aranha-golias-comedora-de-pássaros” justamente por causa da sua capacidade predatória que é de impressionar e fazer jus ao apelido.

Historicamente, é dito que essa espécie de aranha pode comer, com facilidade, répteis, anfíbios e até pequenos roedores. Embora isso seja verdade, a aranha ainda prefere andar pelo chão e se alimentar de insetos, minhocas e rãs. Isso porque se alimentar desses animais é mais fácil para ela.

Entretanto, não quer dizer que a aranha não tenha um grande apetite. Ela pode comer um ninho inteiro se ele estiver no chão, devorando todos os passarinhos.

Tamanho

Cultura mix

Geralmente, a Theraphosa blondi tem uma altura média de 28 centímetros, mas pode conseguir ser maior do que isso. Além disso, em seu auge de desenvolvimento ela chega a pesar aproximadamente 200 gramas. Esse peso se compara ao de um filhote pequeno de cachorro.

Justamente por conta dessas proporções, o movimento da aranha é lento. Porém, a força que ela tem é impressionante, tanto que ela pode subir em superfícies com bastante facilidade.

Ademais, por conta do seu peso e tamanho ela é a única aranha do mundo que faz barulho quando caminha, o que faz os pesquisadores perceberem que ela está se aproximando.

Segundo Piotr Naskrecki, um entomologista e fotógrafo do Museu de Zoologia Comparativa da Universidade de Harvard, quando ele se encontrou com essa aranha em 2014, ele conseguiu se distanciar a tempo porque ouviu o barulho das juntas do inseto, que eram como “garras duras que produzem um som muito peculiar, como estalos, não muito diferente de cascos de um cavalo batendo no chão”.

Perigo

Biologia vida

Com todo esse tamanho e força será que essa aranha é venenosa? Como ela é da família das caranguejeiras, a necessidade de expelir seu veneno é minoritário, já que tem uma força bem grande.

Contudo, as quelíceras, garras que soltam o veneno, dessa aranha chegam a três centímetros de comprimento e têm um efeito mortal nas presas. Até porque, essas garras atingem o sistema nervoso de forma imediata e paralisam o corpo da presa até ela morrer.

Embora a picada da aranha em animais seja fatal, em humanos ela tem um efeito menos grave. Em nós, o veneno causa náuseas e transpiração excessiva, além de provocar intensa dor no local da picada.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: Biologia vida, Cultura mix

Ciência elege os 10 filmes de terror mais assustadores de todos os tempos

Previous article

Conheça a história por trás de Zé Carioca, personagem da Disney

Next article

Comments

Comments are closed.