CuriosidadesMundo Animal

Tartaruga foi filmada pela primeira vez indo caçar

0

tartaruga é um réptil que tem o corpo coberto por um casco e que já caminha nesse planeta há muito tempo. Em suma, quando pensamos nesses animais, logo nos remetemos à lentidão. No mundo, existem aproximadamente 250 espécies, ou tipos, de tartarugas. Elas também estão presentes em quase todos os tipos de habitat.

Esse animal é, assim como todos os outros, precisa se alimentar para viver. E agora, no que talvez seja o ato predatório mais lento já capturado por câmeras, os pesquisadores conseguiram filmar, pela primeira vez, uma tartaruga gigante se aproximando da presa para matar. E tudo de forma lenta, bem lenta.

O encontro foi entre uma tartaruga gigante, um pouco desajeitada, e uma ave que estava presa no chão. O vídeo pode ser bem horrível de assistir, mas ao mesmo tempo é bem fascinante. Até porque, nunca foi visto uma tartaruga “caçando” uma presa antes.

“Eu não conseguia acreditar no que estava vendo. Foi horrível e incrível ao mesmo tempo”, disse o biólogo Justin Gerlach, da Universidade de Cambridge.

Caça

Essa cena capturada em vídeo aconteceu na Ilha Frégate, no arquipélago de Seychelles. No vídeo se vê uma tartaruga gigante fêmea perseguindo lentamente um filhote de andorinha-do-mar que não voa.

O encontro é descrito em um novo estudo, como “a primeira observação documentada de uma tartaruga atacando e consumindo deliberadamente outro animal”. Os pesquisadores dizem que essa caçada durou sete minutos ao todo, e incluiu uma passagem em que a tartaruga perseguia o filhote no topo de um toco.

Quem fez o vídeo foi Anna Zora, vice-gerente de conservação e sustentabilidade da Frégate Island Foundation. E por mais que ele dure somente uma fração de todo o tempo da caçada, ele já é suficiente para mostrar um ataque deliberado e calculado por parte da tartaruga.

“Ele estava olhando diretamente para a andorinha-do-mar e caminhando propositalmente em sua direção. Isso foi muito, muito estranho e totalmente diferente do comportamento normal das tartarugas”, pontuou Gerlach.

Tartaruga

Tartaruga, Fatos Desconhecidos

Por mais que as tartarugas como a tartaruga gigante Aldabra sejam principalmente herbíoras, de acordo com os pesquisadores, já existiram relatos delas esmagando caranguejos com suas carapaças. Ou então relatos, que não foram filmados, deles comendo pássaros ou então carniças. Contudo, os estudos anteriores nunca mostraram qualquer evidência real disso.

“Anteriormente, sempre era impossível dizer se a tartaruga matou diretamente o animal ou se simplesmente sentou-se em um e o encontrou convenientemente esmagado e morto”, disse Gerlach.

Então, essa filmagem resolve a questão de uma forma bem visual. Afinal, as tartarugas caçam outros animais. Elas só demoram um pouco até chegar em sua presa e comê-la.

No entanto, o que continua desconhecido é com que frequência isso acontece. Segundo os pesquisadores, existem sinais de que isso pode ser bem mais comum do que se imaginava. Pelo menos, entre a população de tartarugas da Ilha Frégate.

“A abordagem direta ao filhote no tronco sugere que a tartaruga teve a experiência de ser capaz de capturar um filhote em tal situação. Isso indica que esse tipo de interação não é infrequente para esse indivíduo. A observação de outras tartarugas caçando e consumindo pássaros sugere que esse comportamento tem sido adotado por vários indivíduos”, concluíram os pesquisadores.

A fumaça de incêndios florestais pode prejudicar sua saúde mesmo que o incêndio seja distante

Matéria anterior

Saiba quais são os maiores salários de 7 contratados da Globo em 2021

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos