O Instagram já tem um lugar especial no coração das pessoas. No entanto, elas parecem não estar gostando das atualizações da rede social. Isso pode ser visto por várias postagens com a frase: “Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos”.
Essa frase nasceu na plataforma de petição “change.org”. Até a quinta-feira dessa semana, a petição tinha mais de 229.000 assinaturas de pessoas apoiando essa iniciativa.
“Vamos voltar às nossas raízes no Instagram e lembrar que a intenção por trás do Instagram era compartilhar fotos, pelo amor de Deus”, dizia a petição.
Por conta de toda essa controvérsia, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, respondeu as pessoas em vídeo publicado no Twitter onde ele dizia que as novas atualizações eram um trabalho em andamento e que eles estavam ainda sendo testados com um número pequeno de usuários.
Dentre as mudanças está a reprodução de vídeos curtos em tela cheia, como o TikTok, e a recomendação de postagens de estranhos. Contudo, segundo um relatório do boletim tecnológico Platformer, o Instagram irá deixar de lançar essas atualizações rejeitadas pelos usuários.
“Estou feliz por termos arriscado. Mas definitivamente precisamos dar um grande passo para trás e nos reunir. Se não falharmos de vez em quando, não estaremos pensando inteligentemente ou grande o suficiente”, disse Mosseri em entrevista à Casey Newton, do Platformer.
No entanto, Mosseri argumentou que a mudança para uma presença maior de vídeos no Instagram já iria acontecer mesmo que nenhum recurso mudasse. Isso porque o número de usuários que estão compartilhando e pesquisando vídeos está aumentando.
“Se você der uma olhada no que as pessoas estão compartilhando no Instagram, verá que há cada vez mais uma mudança para o vídeo ao longo do tempo”, explicou ele.
Na quarta-feira dessa semana, Mark Zuckerberg endossou esse posicionamento durante uma teleconferência. O diretor da Meta reforçou que cada vez mais as pessoas estão assistindo vídeos online. E por conta da crescente concorrência do TikTok, tanto a Meta como o Google lançaram sua versão própria de compartilhamento de vídeos curtos.
Críticas com peso
Pode ser que esse pronunciamento de Adam Mosseri não tenha relação direta com os acontecimentos recentes, mas é claro que nós fazemos ligações. No começo dessa semana, as irmãs Kim Kardasian e Kylie Jenner repercutiram críticas a respeito das várias mudanças que estão acontecendo com o Instagram. As duas compartilharam a frase que surgiu na petição.
Nos últimos meses, o Instagram tem feito várias mudanças para que os vídeos curtos no formato vertical sejam priorizados. Tanto que, em abril desse ano, as publicações de vídeo começaram a ser compartilhadas na função “Reels”, que lembra muito o TikTok.
A publicação de Kim e Kylie reclamando das mudanças tem muito peso, visto que Kylie Jenner é a mulher mais seguida do Instagram, com 360 milhões de seguidores. E Kim não fica muito para trás, tendo 326 milhões.
Antes de dizer que os novos recursos não entrariam em prática, Mosseri se pronunciou sobre o assunto. “Quero ser claro: continuaremos suportando fotos. Faz parte do nosso patrimônio. Dito isso, preciso ser honesto: acredito que cada vez mais o Instagram se tornará vídeo ao longo do tempo. Vemos isso mesmo que não mudemos nada. Vemos isso mesmo se você olhar apenas para o feed cronológico”, disse ele.
Outro ponto ressaltado por Mosseri foi sobre o feed vertical que está sendo testado com uma pequena porcentagem de usuários e que irá fazer com que o Instagram fique mais parecido com o TikTok. Nesse ponto, ele admitiu que a nova interface ainda não está boa o suficiente.
“Estamos experimentando várias mudanças diferentes no aplicativo e, por isso, ouvimos muitas preocupações de todos vocês. Ainda não está bom. E vamos ter que colocá-lo em um bom lugar se quisermos enviá-lo para o resto da comunidade do Instagram”, disse ele na época.
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