Curiosidades

Após queixas, Instagram deixará de tentar se parecer com TikTok

0

O Instagram já tem um lugar especial no coração das pessoas. No entanto, elas parecem não estar gostando das atualizações da rede social. Isso pode ser visto por várias postagens com a frase: “Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos”.

Essa frase nasceu na plataforma de petição “change.org”. Até a quinta-feira dessa semana, a petição tinha mais de 229.000 assinaturas de pessoas apoiando essa iniciativa.

“Vamos voltar às nossas raízes no Instagram e lembrar que a intenção por trás do Instagram era compartilhar fotos, pelo amor de Deus”, dizia a petição.

Por conta de toda essa controvérsia, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, respondeu as pessoas em vídeo publicado no Twitter onde ele dizia que as novas atualizações eram um trabalho em andamento e que eles estavam ainda sendo testados com um número pequeno de usuários.

Instagram

Twitter

Dentre as mudanças está a reprodução de vídeos curtos em tela cheia, como o TikTok, e a recomendação de postagens de estranhos. Contudo, segundo um relatório do boletim tecnológico Platformer, o Instagram irá deixar de lançar essas atualizações rejeitadas pelos usuários.

“Estou feliz por termos arriscado. Mas definitivamente precisamos dar um grande passo para trás e nos reunir. Se não falharmos de vez em quando, não estaremos pensando inteligentemente ou grande o suficiente”, disse Mosseri em entrevista à Casey Newton, do Platformer.

No entanto, Mosseri argumentou que a mudança para uma presença maior de vídeos no Instagram já iria acontecer mesmo que nenhum recurso mudasse. Isso porque o número de usuários que estão compartilhando e pesquisando vídeos está aumentando.

“Se você der uma olhada no que as pessoas estão compartilhando no Instagram, verá que há cada vez mais uma mudança para o vídeo ao longo do tempo”, explicou ele.

Na quarta-feira dessa semana, Mark Zuckerberg endossou esse posicionamento durante uma teleconferência. O diretor da Meta reforçou que cada vez mais as pessoas estão assistindo vídeos online. E por conta da crescente concorrência do TikTok, tanto a Meta como o Google lançaram sua versão própria de compartilhamento de vídeos curtos.

Críticas com peso

G1

Pode ser que esse pronunciamento de Adam Mosseri não tenha relação direta com os acontecimentos recentes, mas é claro que nós fazemos ligações. No começo dessa semana, as irmãs Kim Kardasian e Kylie Jenner repercutiram críticas a respeito das várias mudanças que estão acontecendo com o Instagram. As duas compartilharam a frase que surgiu na petição.

Nos últimos meses, o Instagram tem feito várias mudanças para que os vídeos curtos no formato vertical sejam priorizados. Tanto que, em abril desse ano, as publicações de vídeo começaram a ser compartilhadas na função “Reels”, que lembra muito o TikTok.

A publicação de Kim e Kylie reclamando das mudanças tem muito peso, visto que Kylie Jenner é a mulher mais seguida do Instagram, com 360 milhões de seguidores. E Kim não fica muito para trás, tendo 326 milhões.

Antes de dizer que os novos recursos não entrariam em prática, Mosseri se pronunciou sobre o assunto. “Quero ser claro: continuaremos suportando fotos. Faz parte do nosso patrimônio. Dito isso, preciso ser honesto: acredito que cada vez mais o Instagram se tornará vídeo ao longo do tempo. Vemos isso mesmo que não mudemos nada. Vemos isso mesmo se você olhar apenas para o feed cronológico”, disse ele.

Outro ponto ressaltado por Mosseri foi sobre o feed vertical que está sendo testado com uma pequena porcentagem de usuários e que irá fazer com que o Instagram fique mais parecido com o TikTok. Nesse ponto, ele admitiu que a nova interface ainda não está boa o suficiente.

“Estamos experimentando várias mudanças diferentes no aplicativo e, por isso, ouvimos muitas preocupações de todos vocês. Ainda não está bom. E vamos ter que colocá-lo em um bom lugar se quisermos enviá-lo para o resto da comunidade do Instagram”, disse ele na época.

Fonte: R7,  G1

Imagens: Twitter,G1

Mulher vence processo contra Gusttavo Lima após ter número citado na música “Bloqueado”

Artigo anterior

Justiça nega liminar a homem que processou o Facebook para que ex-mulher excluísse fotos do casal

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido