Nesta quinta-feira, a operadora TIM lançou sua primeira loja no metaverso, ou seja, no mundo virtual. Para isso, a operadora inaugurou uma loja conceito no Barra Shopping, localizado no Rio de Janeiro, que foi replicada para o metaverso. Exatamente o mesmo cenário que o cliente pode ver na loja do Rio de Janeiro é aquele que será visto no mundo virtual.
A transferência do espaço para o metaverso foi realizada pela agência MetaMundi. O resultado pode ser acompanhado pelos clientes dentro da plataforma Cryptovoxels, criada para esse propósito. O “Espaço Metaverso” é disponibilizado na própria loja física e se destina a uma melhor ambientação dos clientes com o novo universo.
A princípio, esse espaço é dividido em duas partes. Contudo, é só no primeiro andar que a loja do shopping carioca é simulada. Nele, a edição virtual tenta simular a versão física da loja no Barra Shopping. Já no segundo andar, acessado por uma máquina de teletransporte, o usuário pode visitar um espaço gamer, com novidades de produtos da TIM e de seus parceiros.
De acordo com os desenvolvedores, os usuários terão uma experiência muito semelhante a de uma loja física. Assim, poderão testar smartphones e outros aparelhos no espaço virtual. Se um visitante decidir pela compra de algum gateway através do metaverso, haverá links que redirecionarão o consumidor diretamente para o site de venda da operadora.
Segundo o Diretor de E-Commerce & Canais Remotos da TIM Brasil, Bruno Vasconcellos, ao construir uma cópia virtual da loja, a ideia é “fazer com que os clientes já estejam habituados ao mundo metaverso e associem a nova realidade à marca TIM”. A expectativa é de que, ainda no primeiro trimestre deste ano, seja lançada pela operadora uma arena de eventos virtuais de shows de música e entretenimento. De acordo com a operadora, neste espaço acontecerão apresentações de convidados.
Claro também participou do metaverso
A operadora Claro, em parceria com a prefeitura de Petrópolis (Rio de Janeiro), disponibilizou ao público, durante o mês de dezembro de 2021, o seu metaverso. A operadora utilizou um espaço físico localizado na sede da prefeitura da cidade carioca.
Assim, com um óculos de realidade virtual, era possível estar em um edifício da concessionária de telefonia móvel. Nesse metaverso aconteceram exposições de arte digital. Além disso, na “edificação” de dois andares, era possível assistir vídeos institucionais da operadora e ouvir playlists do Claro Música.