Curiosidades

Turismo espacial: empresa promete levar pessoas para a estratosfera de graça

0

O turismo espacial sempre rodeou nossas mentes e empresas grandes, como SpaceX, Boeing, Virgin Galatic, Blue Origin e SNC, que têm projetos para fazer com que esse sonho se torne realidade. Aqueles não astronautas que puderem e quiserem pagar pela viagem ao espaço farão uma viagem inesquecível em suas vidas.

Além do mais, os voos de turismo espacial se tornaram realidade depois que Richard Branson foi o primeiro homem não astronauta a ir para fora da Terra. Desde então, o turismo espacial veio se tornando cada vez mais real, com outras empresas oferecendo voos para fora do nosso planeta.

De graça

Olhar digital

Mesmo que seja uma realidade, viajar para fora da Terra é algo extremamente exclusivo por conta do preço. Mas e se fosse possível ter a experiência de ver a curvatura da Terra e de graça? É justamente isso que uma empresa espanhola está prometendo. Ela irá oferecer voos espaciais turísticos com um balão e vai levar algumas pessoas de forma gratuita.

De acordo com a Halo Space, as pessoas poderão viajar para a estratosfera, até 50 quilômetros de altitude, a bordo de uma cápsula esférica que irá comportar até oito passageiros e um piloto.

Quem quiser pagar por esse turismo espacial terá que desembolsar 164 mil dólares, cerca de 820 mil reais, mas a empresa quer levar um tripulante grátis em cada um dos voos. A viagem dura três dias.

Até o momento, a empresa não divulgou informações sobre como eles escolheriam a pessoa e como será possível concorrer a essa viagem. E também não se sabe quando eles irão começar com o seu turismo espacial.

Viagem

Olhar digital

Para sua viagem, a Halo Space vai usar um balão de hélio nos voos. Assim, a capsula subirá por algumas horas até a estratosfera. Conforme a empresa, os voos serão lançados antes do amanhecer para que os passageiros possam ver o sol nascendo na estratosfera.

Quando eles chegarem a uma altitude de 11 quilômetros, os passageiros irão poder tirar fotos. Em seu ponto mais alto, 35 quilômetros de altitude, a empresa descreve que “a curvatura da Terra se torna visível com seu halo azul”. Nesse momento, os turistas espaciais vão poder experimentar o chamado overview effect.

A Halo Space fez seu primeiro teste de voo em dezembro de 2022. Nele, um protótipo da cápsula chegou a 37 quilômetros de altitude, sem tripulação a bordo. Ao final, ela conseguiu pousar em segurança na área planejada.

Turismo espacial

Museu WEG

Agora que o turismo espacial é uma realidade possível para nós, ou pelo menos para aqueles que podem pagar, algumas dúvidas sobre isso surgem.

Quem pode ir para o espaço?

Praticamente qualquer pessoa pode ir. O único ponto é ter condição de pagar a passagem. De acordo com a Blue Origin, os viajantes conseguem suportar três vezes mais a força da gravidade durante dois minutos na subida e cinco vezes e meia em alguns segundos da descida. E quem quiser ir para o espaço tem que medir entre 1,52 e 1,95 metros e pesar entre 50 e 101 quilos.

Segundo Elon Musk, fundador da SpaceX, a maior parte das pessoas pode viajar na espaçonave da sua empresa. “Se você aguenta ir em uma montanha russa, deveria estar em condições de voar no Dragon”, disse ele.

A Virgin Galatic não tem nenhuma exigência física para seus futuros viajantes.  “Nós prepararemos completamente cada astronauta, de acordo com um programa de check-ups médicos e treinamento adequado a cada um”, informou o site da empresa.

Quanto custa?

O preço da viagem depende. Por exemplo, voar até a Estação Espacial Internacional por uma semana em um voo autorizado pela Axiom Space custa 55 milhões de dólares por pessoa. Uma parte desse valor exorbitante vai para a NASA, que cobra 10 milhões de dólares por semana para os astronautas particulares, além de tarifas menores de dois mil dólares para a alimentação.

A passagem da Virgin Galactic custava 250 mil dólares para as pessoas experimentarem alguns minutos de microgravidade. No entanto, a empresa disse que quando as vendas de passagens reabrirem o preço irá aumentar.

Já a Blue Origin não anunciou seus preços. Contudo, o leilão para um lugar a bordo da New Shepard terminou com o lance final de 28 milhões de dólares.

Que tipo de treinamento precisa?

Felizmente, o treinamento necessário para fazer uma viagem como turista não é parecido com o que os astronautas da NASA fazem. De acordo com o site da Blue Origin, o treinamento para seus voos dura apenas um dia. “No dia antes do lançamento você aprenderá tudo o que deve saber para ter a sua experiência de astronauta”, informou.

Para a Virgin Galactic, o objetivo é dar aos seus futuros astronautas  “uma jornada incomparavelmente segura e acessível ao espaço sem a necessidade de experiência ou treinamento e preparação anteriores”. E para isso, eles terão um treinamento de três dias no Spaceport America no Novo México. Lá, eles “passarão por uma triagem médica e pelo processo de preparação para o voo, como treinamento para o uso dos sistemas de comunicação, protocolos de voo, procedimentos de emergência e treinamento com a força-G”.

Já a Axiom Space, que tem uma missão bem mais ambiciosa viajando até a Estação Espacial Internacional e ficando lá uma semana, tem um treinamento de 17 semanas feito em instalações que são administradas pela NASA.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Museu WEG

Por que aviões sacodem mesmo com o céu claro? Saiba 6 tipos de turbulência

Artigo anterior

Passar horas no computador aumenta risco de disfunção erétil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido