Curiosidades

Turista grava avalanche até ser atingido por ela no Quirguistão

0

Uma avalanche é um fenômeno que acontece quando parte do relevo terrestre se desloca repentinamente de um local íngreme. Esse desprendimento de massa sempre acontece quando o material do solo possui algum tipo de instabilidade. A força da gravidade, a vegetação da área, terremotos, erosões, ventos, a presença de água no local e a temperatura do ambiente influenciam diretamente para que esse fenômeno aconteça de maneira natural.

Ver uma avalanche de longe pode até ser interessante. Mas sentir que ela está se aproximando de você, com certeza, não deve ser uma sensação boa. Esse foi o caso do turista britânico chamado Harry Shimmin. Ele gravou uma avalanche acontecendo bem em sua frente. No entanto, o que ele não esperava era que a onda gigante de neve chegaria até ele e outras nove pessoas que estavam juntas.

Embora o turista tenha ficado coberto pela avalanche, ele conseguiu sair ileso e ainda publicar o vídeo do ocorrido nas redes sociais. Além de Harry, outros oito britânicos e um norte-americano estavam visitando a cordilheira de Tian Shan, no Quirguistão, país da Ásia Central.

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=k1LCXC3CuQM

Junto com o vídeo, Harry também escreveu um relato em suas redes sociais. Nele, o turista conta que todos estavam tirando fotos em um ponto alto do local. E em determinado momento, eles ouviram estalos de gelo e se viraram. Quando fizeram isso, deram de frente com a avalanche que estava se formando.

“Se tivéssemos caminhado por mais cinco minutos à frente, certamente estaríamos todos mortos”, disse ele na publicação.

Avalanche

Info escola

Embora uma avalanche seja causada por fatores naturais, existem alguns fatores externos e artificias causados pelo ser humano que também podem contribuir para a ocorrência do evento.

Uma das maneiras mais frequentes de avalanches causadas pela ação humana é a prática esportiva ou a produção de sons, como explosões, fortes o suficiente para abalar as estruturas de grandes massas de gelo, que irão se deslocar montanha abaixo.

Um grito, na teoria, também seria capaz de derrubar grandes massas de gelo, provocando uma avalanche. Isso porque as cordas vocais produzem uma vibração de ondas que poderiam impactar na estabilidade desse terreno e assim causar o fenômeno.

Essa cena já foi muito retratada em desenhos: uma pessoa grita na encosta de uma montanha e em seguida um grande tremor precede uma avalanche assustadoramente mortal. Mas será que na realidade isso poderia mesmo acontecer?

A hipótese é válida. Qualquer interferência, seja ela sonora, física ou natural é capaz de provocar uma avalanche. Mas para isso seria preciso que a encosta já estivesse perigosamente instável.

Assim, qualquer movimentação, mesmo um grito humano, que não é tão poderoso quanto imaginamos, seria a última “gota” necessária dentro de um acúmulo de fatores que já previam a catástrofe anunciada. Nesse caso, o grito seria o gatilho final, e não a única causa.

No entanto, não há provas ou relatos de que algo assim já tenha acontecido no mundo. É possível? Sim. Não devemos descartar nenhuma hipótese. Mas até hoje nunca aconteceu.

Perigo

Go outside

O que muitos não sabem é que uma avalanche pode acontecer de forma quase imperceptível, mas também pode ser bem intensa. Esses deslizamentos massivos podem ser extremamente violentos, arrastando tudo que estiver à sua frente como árvores, casas, animais e seres humanos, que perdem a vida soterrados pela força da natureza.

As avalanches podem alcançar velocidades extremas de mais de 400 quilômetros por hora e com alturas de até 50 metros. Por isso, é mais do que claro que é melhor não testar a potência do grito na encosta de uma montanha de neve.

Fonte: G1, Superinteressante

Imagens: YouTube, Info escola, Go outside

Ana Furtado encerra contrato com a Globo depois de 26 anos

Artigo anterior

1° registro do mundo de anaconda amarela mutante é feito no BR

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido