Mundo Afora

Essa ilha brasileira tem um passado assustador

0

O mundo é um imenso globo de versatilidade e lugares ainda desconhecidos. Existem diversos lugares totalmente diferentes de tudo aquilo que já vimos ou que imaginaríamos ver. Por esse motivo, é muito comum ver pessoas se esforçando para fazer viagens em busca de novos conhecimentos, novas vivências. Um desses lugares para se ter novas experiências pode ser uma ilha.

Atualmente, no Brasil, a maior parte das pessoas procuram Ilha Grande por conta do sol, mar e natureza intocada. A ilha é Patrimônio Mundial da UNESCO e reserva natural protegida. Como resultado, esse paraíso no estado do Rio de Janeiro é o lar de uma fauna e flora bem diversa. Além de também ter algumas das praias mais bonitas do país.

Contudo, o que muitos não sabem é que essa ilha nem sempre foi um lugar acolhedor. No século XIX, Ilha Grande foi usada como uma colônia de leprosos. E em um tempo mais recente, ela serviu como uma prisão de segurança máxima para alguns dos criminosos mais perigosos do Brasil.

A ilha fica a cerca de uma hora de viagem de barco do continente. Ela é um destino perfeito para os turistas que querem relaxar em um verdadeiro paraíso tropical. A ilha é fechada para carros e tem ao todo 100 praias em meio a sua natureza intocada.

Entretanto, em grande parte da sua história, Ilha Grande não era um destino acessível para as pessoas. Nem mesmo permitido.

Ilha

Stars Insider

A ilha foi descoberta em 1502 pelo navegador português André Gonçalves. Por ser montanhosa, se estender por 193 quilômetros quadrados e ser cercada por centenas de ilhas menores, Ilha Grande foi vista como um lugar perfeito para abrigar os pacientes infecciosos. Depois de um tempo, foi o lugar perfeito para se prender criminosos perigosos no Instituto Penal Cândido Mendes.

O instituto fechou em 1994, mas as ruínas ainda podem ser vistas na ilha. Essa prisão abrigou presos políticos, pela primeira vez, na década de 1930. Depois disso, ela se tornou um prisão de segurança máxima. Eram sentenciados para ela alguns dos criminosos mais perigosos do Brasil na época.

No entanto, antes mesmo de ser um lugar para os pacientes leprosos e criminosos, Ilha Grande foi um refúgio para piratas e contrabandistas. Eles usavam a ilha como base para suas operações tanto no mar como no continente.

Prisão

Stars Insider

As ruínas existentes da prisão dão aos visitantes uma ideia do passado que é totalmente contrastante com o presente da ilha, que atualmente está cheia de turistas, pousadas e alegria.

O Instituto Penal Cândido Mendes ficou conhecido por ser o lar da violência e do crime organizado. Tanto que, uma das facções criminais mais conhecidas do Brasil, o Comando Vermelho, nasceu nessa prisão no fim da década de 1970.

Stars Insider

A prisão foi fechada em 1994 por conta do aumento dos custos para mantê-la em funcionamento. Depois disso, o potencial turístico da ilha começou a acontecer.

Aqueles que tiverem vontade de conhecer a antiga prisão têm que atravessar uma rota íngreme e enlameada através da floresta tropical. No entanto, o esforço vale a pena para se ver a “Alcatraz” brasileira.

Atualmente

Stars Insider

Entretanto, quem chega à ilha atualmente, e não sabe desse passado, jamais iria imaginar que um lugar cheio de balsas e escunas de pesca levando turistas para as outras praias já teve um passado obscuro.

A maior parte dos turistas escolhe Ilha Grande para conhecer suas praias, belezas naturais e caminhar por suas trilhas. E claro que os turistas que sabem da história prévia da ilha, ou então que ficam sabendo quando chegam lá e descobrem que ela tem um lado mais curioso e mórbido, podem visitar o antigo presídio e ir também no assentamento Dois Rios, onde os guardas prisionais ficavam.

Ademais, o cenário que se formou com o prédio antigo e uma paisagem linda ao seu redor fez com que essa trilha e, até mesmo o presídio, se tornasse bem popular entre os fotógrafos.

Uma grande parte da ilha, hoje em dia, é sujeita a ordens de proteção ambiental. Como resultado, se limita o desenvolvimento na ilha. O que, por sua vez, ajuda na preservação da beleza intocável do lugar.

Fonte: MSN 

Imagens: Stars Insider, Top Transfer

Os atores mais bem pagos do mundo

Matéria anterior

10 maiores e menores músicas de todos os tempos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos