Durante uma viagem, Richard Pears, James Mustoe e seus filhos observavam a vida selvagem em Polkerris, na Cornualha, no Reino Unido, quando uma coisa muito estranha foi encontrada por eles. Flutuando na água, algo chamou a atenção. Quando eles se aproximaram, notaram que o objeto, na verdade, era o corpo de uma tartaruga gigante em decomposição.
“Vimos essa coisa flutuando na água e não fazíamos ideia do que poderia ser. Quando percebemos o que era, era muito triste, mas também ver algo tão raro e daquele tamanho balançando no mar, deve ser um encontro único na vida. Eu disse aos meus filhos que seria algo que eles poderiam contar aos seus netos nos próximos anos ”, disse James Mustoe, um dos integrantes da família.
O zumbi
O animal foi descrito como sendo “do tamanho de um pequeno barco” O que indica que ela pode ter morrido aos 100 anos de idade. A tartaruga encontrada por Mustoe e seus companheiros de viagem pertence a espécie Dermochelys coriacea, que estão na “lista vermelha” da União Internacional para a Conservação da Natureza, UICN.
Tartaruga-de-couro são raramente vistas na costa sul do Reino Unido pois geralmente costumam ser avistadas em praias de oceanos tropicais e subtropicais. Sete subpopulações desses animais estão espalhadas pelo mundo, e embora algumas delas, devido a programas de preservação, estejam se recuperando, em geral esta espécie se encontra em declínio.
A poluição das águas e o desenvolvimento costeiro, a pesca predatória, capturas acidentais e as mudanças climáticas são algumas das ameaças enfrentadas por estes animais. O grupo local Three Bays Wildlife de preservação da vida selvagem, que analisou o corpo encontrado pelo grupo de Mustoe, afirmou que outra tartaruga da mesma espécie foi encontrada morta próxima a baía de St. Austell recentemente.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.