Curiosidades

Usar máscara nos faz mais atraentes, de acordo com estudo

0

A pandemia do coronavírus está mudando os hábitos das pessoas. Quem imaginou que uma máscara seria indispensável? No começo da pandemia, foi muito discutido sobre quem, quando e onde se deveria usar máscara para prevenir a transmissão do vírus. As recomendações foram mudando ao longo dos meses, até chegar na que estamos agora. Em suma, o uso é obrigatório para todas as pessoas quando saírem de casa.

Usar a máscara protege sim as pessoas do vírus e é uma grande ajuda, junto com a vacinação, para conter a contaminação das pessoas. Tanto que elas se tornaram um acessório onipresente, indispensável e obrigatório no dia a dia de todo mundo.

Com a máscara sendo tão presente na nossa realidade há um tempo, estudos sobre ela começaram a ser feitos, mas nem todos com o foco na saúde. Como por exemplo, um estudo mostrou que, provavelmente, a máscara é a melhor coisa para se usar para garantir que alguém fique interessado em você.

Máscara

A gazeta

O estudo foi publicado no Cognitive Research Journal, e feito pela Universidade de Cardiff, no País de Gales. Ele descobriu que as mulheres achavam mais atraentes os homens que usavam uma máscara cirúrgica azul.

Entretanto, antes da pandemia do COVID-19, os pesquisadores tinham descoberto que a máscara médica facial fazia com que as pessoas que a usavam fossem vistas como menos atraente. No entanto, essa realidade e mentalidade mudou.

“Os resultados mostram que os rostos foram considerados mais atraentes quando cobertos por máscaras médicas e de pano do que quando não estão cobertos”, disseram os pesquisadores.

Portanto, com o resultado desse estudo é possível ver que as pessoas podem se tornar mais atraentes escolhendo a máscara que preferirem. Se no caso elas não gostarem tanto de usar a máscara cirúrgica azul, uma máscara de pano também ajuda a aumentar o poder de atração.

Motivo

ICC

Nesse sentido, é claro que existe um motivo para que as pessoas achem quem está de máscara mais atraente. A razão vai além do fato de elas estarem escondendo alguma característica do rosto que pode não ser considerada tão atraente.

No estudo, pediram às mulheres que participaram que elas avaliassem o quão atraente eram 40 rostos masculinos. Alguns dos rostos usavam máscara cirúrgica e outros de pano, além de também ter alguns rostos que estavam totalmente descobertos. Quem liderou o estudo foi Michael Lewis, especialista em psicologia de rostos.

“Estamos acostumados a ver profissionais de saúde com máscaras azuis e, agora, associamos a eles quem as usa. Em um momento em que nos sentimos vulneráveis, podemos achar o uso de máscaras médicas reconfortante e, portanto, vermos o usuário de forma mais positiva”, disse ele.

Mais atraente

A cidade on

Ademais, os pesquisadores acreditam que essa mudança na percepção das pessoas aconteceu por conta de todo esse tempo que passamos nos acostumando a ver outras pessoas usando máscara. Além do que, também pode ser que a associação entre seu uso e a doença já não exista na mente das pessoas de uma forma tão forte.

“Os resultados vão contra a pesquisa pré-pandemia, quando as máscaras faziam as pessoas pensarem sobre doença e evitarem o usuário. Quando vemos alguém usando uma máscara, não pensamos mais: ‘essa pessoa tem uma doença, preciso ficar longe'”, ressaltou Lewis.

Assim, o especialista em psicologia de rostos diz que essa mudança de percepção tem a ver com a psicologia evolutiva e como as pessoas escolhem seus parceiros. Isso porque a tendência natural é que se escolha alguém saudável e livre de doenças.

Portanto, hoje em dia, usar máscara é um sinal de que aquela pessoa se cuida e se importa com a sua própria saúde e com a dos outros. Então, se o objetivo é um relacionamento e se sentir mais atraente aos olhos dos outros, o uso de máscara é indispensável.

“Agora podemos observar uma mudança em nossa psicologia de tal forma que as máscaras faciais não significam um sinal de contaminação”, concluiu Lewis.

Fonte: MSN

Imagens: A gazeta, ICC, A cidade on 

Como os papagaios conseguem falar como humanos?

Artigo anterior

Plutão pode voltar a ser um planeta

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido