Sempre que pensamos em sereias, quase instantaneamente nossos pensamentos nos levam diretamente para Ariel, a famosa sereia do clássico da Disney, A Pequena Sereia. Esses seres míticos há centenas de anos permeiam o imaginário popular. Muito devido aos contos de fadas e histórias de amor que muito exploraram de sua figura e que foram passados de geração em geração.
As sereias fascinam a humanidade desde os primórdios, quando surgiram os primeiros mitos sobre os tritões, por volta de 1.000 a.C. Os antigos sírios cultuavam uma deusa cuja as pernas se transformava em rabo de peixe ao pular em um lago. Em 1493, Cristóvão Colombo alegou ter avistado sereias perto do Haiti. Mas, para Colombo, elas não eram tão bonitas como se dizia.
O capitão John Smith disse afirmou ter visto uma sereia de cabelos verdes em 1614, próximo a Terra Nova e Labrador, no Canadá. Ele teria se apaixonado por ela até perceber que ela era metade humana, metade peixe. Apesar de todos esses relatos, muitas pessoas ainda não acreditam na existência das Sereias. Assim, elas encontraram em nosso imaginário um lugar para habitarem.
Dessa forma, muitos contos e histórias de sereias foram surgindo com o passar dos anos. Inspirando e entretendo gerações inteiras. Na era da internet, essas histórias conseguem chegar ainda mais longe, transportando seus expectadores para um mundo completamente novo. Foi pensando nisso que o talentosos artista ucraniano, Andy Ivanov, criou uma história simples, combinando seu estilo de ilustração único e que se tornou rapidamente uma grande sensação na internet.
O conto de Ivanov foi chamado de May: A Sereia do Lago Lily, e, assim que foi publicada cativou a atenção de seus mais de 200 mil seguidores. Além do apelo emocional pela narrativa em si, a requintada arte do ucraniano é de encher os olhos. Em seu trabalho, não há limites ou regras em relação a expressar sua imaginação. O que resulta em uma obra fascinante.
Para conhecer mais do trabalho de Andy Ivanov, visite sua conta no Instagram e sua página na plataforma ArtStation, onde o artista expõe seu portfólio completo.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.