Curiosidades

Vaticano mandará mensagem do Papa Francisco para o espaço com a SpaceX

0

O Papa é considerado não só o maior líder dentro da instituição Católica, como também um homem santificado. E como existem mais de um bilhão de cristãos no mundo, assumir essa posição é de extrema responsabilidade. Como se não bastasse toda essa responsabilidade na Terra, agora o papa Franciso também terá uma voz no espaço.

Isso pode parecer uma fake news, como as imagens recentes feitas do líder religioso através de inteligência artificial, contudo, a informação é totalmente verdadeira. O Vaticano irá enviar um dos discursos mais icônicos feitos pelo Papa Francisco ao espaço. Esse envio será feito em junho desse ano a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX.

O próprio Vaticano confirmou esse envio nessa segunda-feira. De acordo com o comunicado emitido por eles, o discurso do papa que irá para o espaço é o que o líder religioso fez logo nos primeiros dias da pandemia do coronavírus, em março de 2020.

Mensagem do papa

Terra

Para o envio, o discurso dele foi transcrito e redimensionado em um nanolivro, com menos de dois milímetros de largura. Ele será colocado em um satélite de 30 centímetros que irá orbitar a Terra.

O projeto para enviar o discurso do papa para o espaço foi chamado de Spei Satelles, em latim isso quer dizer “Guardião da Esperança”. O nome veio por conta da mensagem feita por Francisco no dia 27 de março de 2020. Em seu discurso ele falou a respeito da necessidade de esperança e perguntou a quem o estivesse assistindo do que eles tinham medo e qual era o motivo que os fazia perder a fé.

Está previsto para o discurso entrar em órbita no dia 10 de junho. Ele irá para o espaço via foguete da SpaceX, que será lançado da Vandenberg Space Force Base, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Além do discurso, antes do lançamento, o papa Francisco irá abençoar o satélite e o arquivo digital no dia 29 de maio.

Muitas pessoas podem ter ficado impressionadas com essa notícia, mas o que muitos podem não saber é que essa não é a primeira vez que o papa entra em contato com o espaço. Em 2017, Francisco fez uma videochamada com os astronautas que estavam a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Nessa ocasião, ele falou a respeito do lugar do homem no universo.

Indagações

A fake news mais recentes que aconteceu envolvendo o Papa Francisco foram as imagens feitas por inteligência artificial, mas isso não quer dizer que ela tenha sido a única.

Até porque, teorias da conspiração e lendas fazem oposição à imaculada imagem que se criou sobre o homem que está à frente de um legado de centenas de anos. O Papa Francisco é o 266° líder e o Papa atual da Igreja Católica Romana. Ele é conhecido no mundo inteiro pela sua grande humildade e acessibilidade. Ele foi ordenado como Papa quando tinha 76 anos, no dia 13 de Março de 2013.

Ao contrário de seus antecessores, o Papa Francisco escolheu uma abordagem informal desde as eleições papais. Isso fez com que ele fosse alvo de várias críticas, mas também de muitos elogios, além, é claro, de ser ponto para várias teorias da conspiração.

Em 2020, surgiu a teoria de que ele era, na realidade, um holograma. Isso porque em um vídeo de uma aparição de Francisco no Vaticano, logo que ele está voltando para o quarto papal, ele parece desaparecer como em um passe de mágica. Ou então como se alguém tivesse desligado o projetor que estivesse projetando o Papa para as pessoas.

É claro que rapidamente esse vídeo se tornou viral. E pensar que o Papa é um holograma é um tanto absurdo. Mas para os fãs de teorias da conspiração, nem tão impossível, já que o Vaticano e a Igreja como uma instituição guarda muito segredos.

Analisando o vídeo de outras perspectivas é possível ver que Francisco não sumiu de repente como mágica. O vídeo original já não está mais no site do Vaticano, mas é possível ver no vídeo viral que o “desaparecimento” do nada foi causado por um corte na edição do vídeo.

Fonte: Terra

Imagens: Twitter,Terra

Conheça William Sidis, o homem mais inteligente do mundo

Artigo anterior

Água presa em ”gotas de vidro” é encontrada na superfície da lua

Próximo artigo