Curiosidades

A verdadeira história da origem do tabuleiro de Ouija

0

Ao menos uma vez na vida, acabamos ouvindo falar sobre um tabuleiro que nos permite fazer conexão com o mundo dos espíritos. Esse tabuleiro é chamado de Ouija e já foi tema de adaptações em filmes, séries e das histórias que permeiam o imaginário de milhões de pessoas mundo afora.

Entretanto, muitos de nós nunca se questionou onde teria surgido tal objeto e quem descobriu que ele teria tal serventia. Quem teria sido a primeira pessoa a usá-lo e qual seria o verdadeiro significado da palavra ‘Ouija’. Isso talvez tenha contribuído para todo o mistério que envolve o tabuleiro e as histórias a sua volta.

Como tudo começou

Após a Guerra Civil nos Estados Unidos, no século XIX, um movimento espiritualista começou a se fortalecer. As pessoas em todo país começaram a desejar se comunicar com seus antepassados. Então, não é de se estranhar que buscaram diversas maneiras para se comunicar com espíritos, incluindo uma tábua misteriosa.

Por volta de 1848, as irmãs Margaret e Kate Fox teriam supostamente feito contato com o espírito de um falecido comerciante. Porém, as primeiras tábuas para comunicação com espíritos só foram surgir algumas décadas depois disso. Não se sabe ao certo quem de fato iniciou tudo isso. No entanto, médiuns usavam uma técnica envolvendo rodas em voltas de mesas tentando se comunicar com seres sobrenaturais. Acredita-se que tenham de alguma forma contribuído.

Então, as primeiras mensagens começaram a surgir. Estes médiuns teriam então desenvolvido um sistema para comunicação usando o alfabeto inscrito sob uma placa. As modernas tábuas usadas hoje em dia são um pouco diferentes das que foram criadas no passado. Modelos com alfabeto e algumas frases-chave como ‘sim’, ‘não’, ‘olá’ e ‘adeus’ antecederam ao modelo atual.

O nome

Os inventores do tabuleiro Ouija, como o conhecemos hoje em dia, levaram cerca de uma década para defini-lo e reivindicar sua criação. Eles também foram os primeiros a submeter a ideia para aprovação de patente. Ainda existem algumas dúvidas sobre a sua invenção e quem de fato receberia os créditos por ela. Porém, o tabuleiro Ouija foi anunciado pela primeira vez em 1891.

O nome Ouija também já foi motivo de muita especulação, e ao que parece ser, foi dado por um espírito quando questionado por uma médium de renome, chamada Helen Peters. O nome Ouija foi respondido e a ela foi dito que a palavra significava “boa sorte”.

Apesar de que, muitas das pessoas  que duvidam que tal comunicação tenha de fato ocorrido relacionaram a escolha do nome do tabuleiro com o gosto literário pessoal de Peters, que era fã do escritor inglês Ouida. Aparentemente, no dia em que a sessão espiritual ocorreu, Peters usava um medalhão com a palavra “Ouija” gravada sobre ele. Provavelmente nunca saberemos de fato o que aconteceu.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Mais da metade do gelo permanente do Ártico se desfez no últimos anos

Matéria anterior

Estudo revela quais lugares do mundo terão guerra por causa de água

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos