A vida e a história de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião)

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      10/07/15 às 14h42

A história do Brasil é repleta de passagens curiosas e personagens fortes e marcantes, condizentes com a originalidade proveniente da miscigenação de raças e povos oriundos de lugares e contextos primitivamente diversos.

E essa riqueza e esse contraste que formam a nossa folclórica história nacional, só poderia ser constituído de tal forma, graças aos personagens que ajudaram historicamente a enriquecê-la. Seja com sua excentricidade, ou com sua bondade, por instintos heroicos ou lutadores.

Mas uma questão paira sob o ar. Lampião, o famoso cangaceiro companheiro da icônica Maria Bonita, foi um herói ou um bandido? Abaixo vamos contar um pouco pra vocês sobre as origens desse personagem fortíssimo da cultura nacional. E alguns dos fatores que o induziram ao caminho errado. Confira logo abaixo:

 

Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião....

Quando criança era conhecido por fazer enormes peraltices nas ruas de Serra Talhada, município que ele nasceu no interior pernambucano. E foi lá também que começou a cometer seus primeiros delitos, quando ele ainda era bem jovem, ao se juntar com cangaceiros como Sebastião Pereira, um dos mais primitivos.

Conhecido por ações sanguinárias, assaltos as fazendas, e propriedades privadas, roubos em vielas, o cangaço surgiu na transição do século XIX pro século XX.

Eram basicamente pessoas que não possuíam uma residência fixa, sendo então contratados pelos grandes coronéis da época, para efetuarem seus servicinhos sujos. Eram basicamente os terceirizados quando se tratava de algum ato ilícito do intuito de algum 'poderoso' por trás. Os cangaceiros eram contratados por viverem e conhecerem bem a região ao qual os permeavam, sabiam guaritar nas matas dispersas da região e raramente podiam ser pegos.

Por volta do ano de 1915 Virgulino acusou um empregado do seu vizinho chamado de José Saturnino de realizar furtos de gados e galinhas de sua propriedade, o que fez com que as famílias de ambos acabassem rivalizando. Proveniente disso, Lampião e seu irmão acabaram se tornando bandidos de verdade e essa rivalidade com Saturnino, limou os pais de ambos.

Lampião jurou vingança pelo extermínio de seus pais e começou a atacar uma série de fazendas, com o auxílio de familiares seus, entre eles, primos, sobrinhos, tios, além do irmão. Lampião era da política do: "Cada um tem o Lampião que merecer", ou seja, se você o enobrecia, ele lhe tratava respeitosamente, já se o contrário ocorria... Bem, melhor  darmos um mero exemplo: Certa vez, um de seus parceiros de cangaço foi punido com a ingestão de 1 quilo de sal (sim 1 quilo de sal) antes de ser esquartejado parte por parte na frente de sua própria esposa.

maxresdefault punhal-do-cangaco-de-lampio-de-maria-bonita-cat-livros-18081-MLB20149043195_082014-F

No ano de 1926, o governo brasileiro decidiu  aliar-se ao cangaceiro distribuindo inclusive fardas e fuzis automáticos, sim, o governo deu munição aos cangaceiros para eles auxiliarem a combater a Coluna Prestes. Lampião disse que só aceitaria quando a justiça concedesse a ele anistia de todos os crimes cometidos.

Lampião é idolatrado por uns, visto como se fosse um Robin-Hood do sertão brasileiro, porém ele também odiado por muitos que dizem que ele era um bandido cruel e sanguinário.

A minha resposta pessoal se ele era ou não uma pessoa RUIM, é a que depende do ponto de vista. Afinal, para analisarmos isso friamente, é evidente que precisamos levar em conta a situação de miséria, fome, seca e precariedade que ele e seus companheiros estavam inseridos. Mas que mesmo assim não justifica de forma alguma, a crueldade e o sangue frio que ele tinha para lidar com a morte de terceiros. Nem um total bandido muito menos um herói.

 

Santo ou Pecador? Qual a sua opinião à respeito desse personagem folclórico brasileiro?

bando_de_lampiao

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+