Ciência e Tecnologia

Assista como é o nascimento de uma ilha na natureza

0

Você, alguma vez na vida, já se perguntou como é o nascimento de uma ilha na natureza? Se não, esse é o momento de pensar a respeito. Imagine o quão incrível a natureza é, para fazer esse tipo de coisa. Mais do que imaginar como é isso, podemos ver, graças a esse vídeo, que mostra o nascimento de uma nova ilha vulcânica, no Japão. A ilha surgiu em 2013, e fica localizado ao sul de Tóquio, no Oceano Pacífico. E o melhor, ela continua crescendo, depois de se fundir com outra ilha já existente.

As imagens, que mostram o momento, foram divulgadas pela guarda costeira do Japão. Segundo informações da rede de televisão japonesa NHK, a nova ilha aumentou 11 vezes o seu tamanho inicial, desde 2013.”Uma cratera segue lançando matéria entre 5 e 6 vezes, por dia” e a ilha continua a se estender ao leste, como explica um comunicado oficial. “A alimentação regular de magma prossegue”, acrescentou o vulcanologista japonês, Kenji Nogami. Confira a seguir, o registro do momento.

O vídeo

As imagens são realmente impressionantes. Devido à magnitude das explosões vulcânicas, os barcos não podem se aproximar a um raio de 6 quilômetros de distância da ilha. Até porque, segundo especialistas, também há um risco de erupção.

A nova ilha surgiu em meados do mês de novembro, devido a uma forte atividade vulcânica, que não para de crescer. Até então, media aproximadamente 1.950 metros de leste a oeste e 1.800 metros de norte a sul. Segundo a guarda-costeira japonesa, no total, a ilha media cerca de 2,45 quilômetros quadrado.

Inclusive, a guarda-costeira realizou missões regulares de reconhecimento aéreo, para verificar o estado e expansão da nova ilha, que surgiu em meio ao pequeno arquipélago de Ogasawara.

A ilha

Esta é a primeira vez, em quatro décadas, que uma ilha emerge na zona meridional do país. A nova ilha, ainda é muito frágil, porém, tem grande potencial e muitas chances de sobreviver.

No Japão, a zona sísmica e vulcânica deram origem a pelo menos quatro ilhas, desde o fim da guerra do Pacífico. Uma delas surgiu em 1986, mas desapareceu em dois meses. A outra nasceu em setembro de 1973, também em Nishinoshima.

No entanto, por mais comum que seja esse tipo de fenômeno no Japão, isso não é uma exclusividade da região. Em 2013, uma ilha também surgiu no mar da Arábia, depois que um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu o Paquistão, a centenas de quilômetros de distância da nova ilha.

Enfim, e você, o que achou do vídeo? Já tinha visto algo parecido antes? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar também com os seus amigos.

Os peixes fazem xixi?

Matéria anterior

Afinal, por que os cabelos dos super saiyajins mudam de cor?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos