Ciência e TecnologiaCuriosidades

Posição política é determinada pelo tamanho do cérebro!

0

Como todo mundo presenciou nos dias que precederam a última eleição, os debates – especialmente nas redes sociais – foram tão acalorados que renderam brigas e rompimentos entre amigos e familiares. Apesar de ser um exagero, a ciência diz que esse tipo de comportamento não é fruto simplesmente de “caprichos” humanos.

Cientistas de todo mundo, focados nesse campo de estudo, apontam que a opção política e a forma com a qual as pessoas tratam o assunto estão relacionadas ao tamanho de algumas partes específicas do cérebro. Sim, nós sabemos que isso soa engraçado, mas tem gente por aí provando que a explicação para esses fatos seguem por esse caminho mesmo.

3

Pesquisadores britânicos, por exemplo, mostraram em 2011, que as pessoas mais conservadores costumam ter uma amígdala cerebral maior, parte, aliás, responsável pela identificação do perigo. Por outro lado, quem é mais liberal, ou seja, de esquerda; normalmente apresenta massa cinzenta em maior quantidade no córtex cingulado anterior, que reconhece as situações em que é necessário maior autocontrole.

Estudiosos estão tentando provar também que esse fato desencadeia ainda o conhecido sentido de partidarismo, aquele sentimento que programa as pessoas a pensarem em “nós x eles”, entende? Pois é, conforme o pessoal que está desvendando esse tema, quando essa mentalidade entra em cena, o cérebro passa a filtrar fatos, que nos cegam quanto a humanidade dos outros que tenham visões políticas diferentes, por exemplo.

2

De acordo com especialistas, embora a formação de grupos com base em pensamentos semelhantes tenha sido importante durante a pré-história, a verdade é que esse sentimento tão “endurecido” representam um perigo hoje em dia. Isso porque, como já vimos ao longo da história, essa mentalidade já resultou em grandes massacres, como o holocausto e o genocídio de Ruanda, momentos trágicos em que a desumanização foi usada como arma letal.

(Clique para ler também: 7 ditadores desumanos que impressionam por sua crueldade).

10 alimentos que não são nada do que você pensava que fossem

Matéria anterior

6 sinais de comportamento suicida que precisam ser levados a sério

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos