Brasil pode ter carros voadores elétricos em 2025
Tempo de leitura:2 Minutos, 26 Segundos

Brasil pode ter carros voadores elétricos em 2025

Os carros, pelo menos em algumas situações, são extremamente importantes na nossa sociedade. Ele é um dos bens de consumo mais desejados e ninguém pode negar que também é um item bastante útil. Afinal, as pessoas precisam se locomover. E quanto mais prático e confortável for, melhor. Mas os carros também causam vários problemas para o meio ambiente. Ainda mais em um mundo onde cada vez mais automóveis estão na rua e isso acaba virando um problema em grande escala.

Mesmo que o aumento da quantidade de carros possa ser um problema, ele ainda é um objeto de desejo. E uma coisa, que sempre ficou no imaginário geral das pessoas, desde várias décadas passadas, é o sonho do carro voador.

Geralmente, a linha do tempo dizia que, nos anos 2000, isso seria uma realidade para todos. Conforme fomos avançando no tempo, vimos que essa realidade era mais difícil de se alcançar, do que como víamos nas obras ficcionais.

Carro voador

Mas isso não quer dizer que tentativas não foram feitas para tentar chegar a esse sonho. E conforme o tempo vai passando e as tecnologias aumentando, o carro voador parece estar mais perto de nós.

Por exemplo, a companhia aérea Gol está com planos de ter a própria frota de carros voadores elétricos. E ela pretende que eles já estejam operando em 2025 no Brasil.

Esse anúncio foi feito pela companhia essa semana. A Gol falou que pretende comprar ou arrendar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

Gol

A companhia aérea também disse que essa frota de carros voadores será formada pelas aeronaves VA-X4 eVTOL, considerado um dos modelos de taxi aéreo mais avançados e são fabricadas pela empresa britânica Vertical Aerospace. E a Avolon, empresa irlandesa, ficará responsável pelo fornecimento desses veículos.

O carro voador da Gol poderá transportar até quatro passageiros e um piloto. Ele voará a uma velocidade máxima de 320 quilômetros por hora, alcançando distâncias de até 160 quilômetros.

A Gol informou que essa frota irá ser um reforço para a sua estratégia de investimento no mercado regional de transporte aéreo. Além disso, a empresa pretende abrir novas rotas e começar atender os mercados domésticos que são carentes de aviões maiores.

Próximas etapas

Agora, depois da parceria confirmada entre o Grupo Comporte, controlador da Gol, e a Avolon, a próxima etapa é fazer um estudo de viabilidade para o projeto. Nessa etapa estão incluídos a certificação do eVTOL e a verificação da infraestrutura que é necessário para que esses veículos operem.

De acordo com a Avolon, a esperança de que a certificação do VA-X4 esteja pronta em 2024. Então, se a frota da Gol realmente se confirmar ela terá competição com a Azul, que em agosto encomendou 220 aeronaves eVTOL fazendo uma parceria com a Lilium, uma startup alemã.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/225363-gol-anuncia-frota-carros-voadores-eletricos-brasil.htm

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.