Curiosidades

Walmart planeja usar caminhões de entrega sem motoristas em 2021

0

Wal-Mart Stores, Inc., ou Walmart, como é conhecida popularmente desde 2008, é uma multinacional americana de lojas de departamento, fundada por Sam Walton, desde os anos de 1962. Todos conhecemos essa grande rede. E para ela estar em funcionamento por tanto tempo, ela teve que se adequar as mudanças do tempo.

Todos achavam que, no futuro, teríamos carros voadores. Eles podem ainda não ser uma realidade. No entanto, carros se motoristas estão cada vez mais populares.

Esse tipo de veículo autodirigível é capaz de trocar de faixa sozinho, acionar freios e até de te buscar na porta da sua casa e lhe deixar exatamente na localização escolhida.

E se ele pode fazer isso com pessoas, por que não com mercadorias? Foi exatamente isso que a rede Walmart pensou. A empresa irá usar caminhões totalmente autônomos para fazer entregas no Arkansas, a partir de 2021.

Entrega

Para que isso seja uma realidade, o Walmart está trabalhando junto com a startup, chamada Gatik. Esse trabalho em conjunto já dura 18 meses. E no próximo ano, as empresas planejam  levar a parceria para o próximo nível. Eles tirarão os motoristas de segurança dos seus caminhões autônomos.

A startup, que tem sedes em Palo Alto e Toronto, instalou vários sensores e software nos caminhões baú multitemperatura para que a direção autônoma fosse possível.

Desde 2019, os caminhões já fazem uma rota de rês quilômetro entre uma “loja escura”,  como é chamado o lugar que estoca as mercadoriias mas não é aberto  ao público, e um mercado de bairro perto em Bentoville, Arkanasas. E esses veículos já acumularam mais de 110 mil quilômetros no modo autônomo com um motorista de segurança.

O plano é que em 2021 as empresas comecem a incorporar caminhões totalmente autônomos em suas entregas. E eles não querem se limitar ao Arknasas. As empresas planejam expandir para Louisiana. Lá, os caminhões  com motoristas de segurança  começarão a entregar itens do Walmart para um local de coleta designado onde os clientes poderão pegar seus pedidos.

Planos

Essas rotas vão ser mais longas do que as feitas no Arkansas. “Nossos testes com Gatik são apenas dois dos muitos casos de uso, que estamos testando com veículos autônomos. E estamos animados para continuar aprendendo como podemos incorporá-los em um ecossistema de entrega”, disse Tom Ward, vice-presidente sênior de produtos para clientes do Walmart.

A Gatik descreve sua abordagem de hardware e software autônomo como “radicalmente divergente”. E o CEO e co-fundador da startup, Gautam Narang, usou o Medium para contar o processo que dá à empresa a confiança de tirar os motoristas de segurança dos seus carros.

“Decompomos os grandes DNNs monolíticos em micromodelos cuja funcionalidade pretendida é restrita a uma tarefa explicável muito específica e construímos sistemas de fallback e validação baseados em regras em torno deles. Dado o amplo conhecimento dos ODDs bem definidos e da arquitetura híbrida da Gatik, somos capazes de hiperotimizar nossos modelos com menos dados exponencialmente, estabelecer mecanismos de controle para manter a explicabilidade e garantir a segurança contínua do sistema para operações não tripuladas”, escreveu ele explicando.

Contudo, a Gatik não é a única empresa com a qual o Walmart está trabalhando. A rede está com uma variedade de empresas autônomas para buscar a melhor opção para suas grandes operações de varejo e entrega.

Conheça Granola, o novo vilão de Dragon Ball Super após Moro

Artigo anterior

Mulher é esmagada por um elevador de carga de um supermercado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido