Curiosidades

Waze lançou 6 recursos novos para ajudar os motoristas

0

Atualmente, existe um aplicativo praticamente para cada necessidade. Tanto é que é difícil imaginar que, há 10 anos, eles não eram uma parte tão importante da nossa vida. Dentre os mais usados estão os aplicativos de GPS, como o Waze ou Google Maps. Eles mudaram a forma como as pessoas se locomovem e acham os melhores caminhos até o destino desejado.

Claro que nenhum aplicativo é perfeito, mas a maioria deles tenta melhorar com o tempo e trazer atualizações que deixem a vida do usuário mais fácil. Foi justamente isso que o Waze fez em sua última atualização. O app trouxe seis recursos novos para quem o usa.

Segundo a empresa, essas novas funções levaram em consideração a opinião e contribuição dos usuários. As novidades são um lançamento global e estão disponíveis dentro e fora do Brasil.

Atualizações do Waze

1 – Navegação em rotatórias

Muitas pessoas ficavam perdidas com as indicações que eram dadas pelo Waze para sair de uma rotatória, que era indicado por números. Agora, o app irá dar mais detalhes. Ele indicará o momento de entrar, qual faixa escolher e por onde sair.

Até o momento, a nova função está disponível para o Android. NO iOS, ela deve chegar nas próximas semanas.

2 – Mudança no limite de velocidade

Com essa nova atualização, os motoristas serão informados com mais antecedência sobre os radares de velocidade. Isso os dará mais tempo para desacelerar o carro e não ser multado.

A novidade irá estar disponível no mundo todo, tanto para usuários de Android como de iOS, ainda nesse mês.

3 – Novos alertas a respeito da via

Olhar digital

Dentre os recursos mais comuns do Waze está o que mostra as condições da estrada e do tempo. Agora, o aplicativo também irá incluir avisos antecipados a respeito de curvas acentuadas, lombadas e pedágios.

O recurso deve ser implementado gradualmente a partir desse mês no aplicativo tanto para Android como para iOS.

4 – Rotas favoritas

Com a atualização, o Waze irá mostrar qual é a rota preferida do usuário para determinado destino, mostrando-a como uma alternativa mesmo que ela não seja a melhor opção. E por ela estar salva, é possível fazer a comparação com as outras e escolher qual é a melhor opção.

Essa função será disponibilizada no mundo todo para todos os usuários.

5 – Alerta de ambulâncias

Olhar digital

Essa é uma atualização bem importante, mas que ainda não está funcionando no Brasil. Com ela, os motoristas vão receber alertas com antecedência quando veículos que atendem emergências, como ambulâncias, estiverem parados no caminho.

Até agora, essa novidade está disponível somente nos EUA, Canadá, México e França.

6 – Estacionamento

Olhar digital

A última atualização do Waze é em parceria com a Flash Parking. Agora, o app irá dar informações a respeito dos estacionamentos nos EUA e no Canadá. A função mostrará preço, estrutura, condições de acessibilidade e pontos de recarga para carros elétricos nos estacionamentos.

Além disso, os motoristas conseguirão reservar vaga em alguns estacionamentos, diretamente pelo aplicativo.

Qual melhor?

Tech tips

É melhor usar o Waze ou o Google Maps? Os dois aplicativos são considerados titãs da navegação e sinônimo de exploração moderna, justamente por isso que muitas vezes parece praticamente impossível escolher um ou outro.

No caso do Google Maps, ele age como um cartógrafo experiente. Sua interface é suave e profissional e parece como se a leitura do mapa fosse feita por um mestre. Além disso, esse aplicativo não mostra somente as estradas, ele também fala histórias a respeito dos lugares, mostra informações de horários de funcionamento, avaliações dos estabelecimentos, e dá outras opções de rotas, dependendo de como a pessoa se locomoverá, por exemplo, a pé, de bicicleta ou através de transporte público.

Já o Waze é como se fosse um aventureiro ousado e impulsionado pelas pessoas. Por isso que o aplicativo sempre procura economizar tempo com atalhos, mas que por vezes podem ser bastante ousados ou até mesmo dar em becos sem saída. No entanto, o app compartilha informações a respeito de radares, engarrafamento e viatura de polícia no caminho. A interface do Waze é mais casual e dá ao usuário caminhos que, muitas vezes, somente os locais conhecem.

Isso mostra que os dois aplicativos são como dois caminhos diferentes pela mesma paisagem.

Por serem dois aplicativos diferentes, essa resposta não é certeira e única. Ela pode ser dividida em alguns fatores. Por exemplo, no quesito informações de tráfego o Waze é melhor. Até porque, ele funciona como um centro de insights compartilhados. Mesmo que o Google Maps tenha informações parecidas, ele funciona mais como uma biblioteca silenciosa.

No ponto de rotas sugeridas, o Google Maps leva a melhor porque guia o motorista com a sabedoria testada com o tempo, enquanto que o Waze é mais ousado e leva o motorista por vielas e caminhos escondidos.

Quando o assunto é interface do aplicativo, isso dependerá do gosto de cada um. O Google Maps é mais elegante, já o Waze tem um ar mais despojado. Outro ponto é que o Google Maps dá ao usuário a possibilidade de minimizar o aplicativo e ainda assim continuar a orientar o caminho, enquanto que o Waze não tem esse recurso.

Tudo isso mostra que a escolha do aplicativo é também uma escolha de como será o caminho. O Google Maps é um app mais equilibrado, com rotas seguras e interface mais rica. Já o Waze tem uma abordagem mais dinâmica e personalizações únicas, como as vozes da navegação que podem ser até de celebridades.

Fonte: Olhar digital, Mistérios do mundo,

Imagens: Olhar digital,  Tech tips

Pele artificial impressa em 3D pode reconstruir tecidos lesionados

Artigo anterior

Golpes por ligação e SMS ainda fazem vítimas. Saiba como não cair neles

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido