Curiosidades

Comer gordura é bom ou não?

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Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia-a-dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

Contudo, a gordura é vista como uma grande vilã nos dias de hoje. A maioria das pessoas vive querendo queimá-la por completo de sua vida. E ao mesmo tempo, algumas pessoas dizem que ela pode sim fazer parte de uma alimentação. Então não é de se surpreender que as pessoas fiquem confusas se devem ou não comer gordura.

Um pouco de gordura é essencial para a dieta porque ela dá energia e ajuda as pessoas a absorverem determinadas vitaminas, como as vitaminas A, D e E. No entanto, existem vários tipos de gorduras e, comer esses vários tipos pode ser prejudicial para à saúde.

Tipos

As gorduras insaturadas são conhecidas como gorduras “boas” e são importantes para ajudar a pessoa a diminuir o colesterol e manter o coração saudável. Esse tipo de gordura pode ser encontrado em alimentos como por exemplo, abacate, azeite ou óleo de amendoim e peixe.

Já as chamadas gorduras saturadas podem ser ruins quando comidas em excesso, podendo aumentar o colesterol e o risco de doenças cardíacas. Outro tipo de gordura que pode aumentar os níveis de colesterol são as gorduras trans. Os alimentos que tem esse tipo de gordura ruim são manteiga, queijo, bacon, biscoitos e alimentos fritos.

Importância

Várias autoridades de saúde ao redor do mundo concordam que a gordura é uma parte importante de uma dieta saudável, mas que as pessoas tem que consumir somente algumas calorias diárias das gorduras.

Segundo a recomendação da OMS, as pessoas não tem que obter mais do que 30% de suas calorias diárias com gordura. E dessas, 10% das calorias diárias devem ser de gorduras saturadas e menos 1% de gorduras trans.

As recomendações dadas pelo Reino Unido são praticamente as mesmas. Mas ela limita as gorduras saturadas em 10% da ingestão calórica diária. Essa quantidade é aproximadamente 30 gramas por dia para o homens e 20 gramas para as mulheres.

Já na Europa, as recomendações de saúde sugerem que a gordura deve ser entre 20 e 35% das calorias diárias totais de uma pessoas. E também não existem recomendações a respeito de quantas calorias devem vir de gorduras saturadas ou trans. A única recomendação é que elas devem ser limitadas.

Enquanto isso, nos EUA, as pessoas são aconselhadas a limitar o consumo de gordura saturada em menos de 10% das calorias diárias.

Com essas recomendações é possível ver que, por mais que pareça existir um acordo sobre a quantidade de gordura que as pessoas devem comer, as pequenas variações e diferenças nas quantidades de gordura que deve ser ingerida explicam essa confusão se as pessoas devem ou não comer gordura e quanto comer.

Consumo

Segundo pesquisas, as pessoas devem obter aproximadamente um terço da sua energia da gordura. E dois terços deveriam ser de gorduras insaturadas. Claro  que algumas fontes de alimentos vão ter diferentes tipos de gordura.

A forma mais fácil de ter certeza que está comendo o suficiente das gorduras certas é evitar os alimentos que tem gorduras saturadas e trans, como por exemplo manteiga, queijos duros, tortas, biscoitos, doces, bolos, carnes processadas e batatas fritas. Até porque, além das gorduras, esses alimentos também são ricos em sal, carboidratos e açúcares.

Então, o recomendado é tentar incluir fontes saudáveis de gordura, como por exemplo abacate, azeite, nozes e peixe. Comer esses alimentos irá garantir que a pessoa não somente ingira gordura suficiente como também a certeza de que está comendo o tipo  certo de gordura.

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