• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 coisas para fazer quando você não conseguir dormir

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      21/02/15 às 00h54

Nós já mostramos para vocês que existem alguns distúrbios de sonos assustadores, além do fato de  a gente não saber muitos segredos que o sono esconde. Mas existe um distúrbio, que não é segredo para ninguém, que não chega a ser assustador, mas é bastante irritante: a insônia.

Mesmo que você esteja cansado e tenha que acordar em poucas horas, ela não dá trégua. Te mantem acordado não importa o que você faça. No entanto, existem algumas táticas que podem te fazer morrer de sono:

Consciência do seu corpo

corporal

Uma boa técnica de relaxamento é contrair e relaxar todos os principais músculos de seu corpo. Comece tensionando os dedões do pé durante alguns segundos e os solte lentamente. Depois, tensione os músculos no arco de seu pé. Passe para as pernas, braços e finalmente o pescoço. Esse pequeno exercício ajuda a remover a tensão no corpo e deixa você mais confortável.

Imagine algum lugar

quarto

Para escapara da insônia se imagine em um lugar agradável e familiar. Se você andar pelo quarto, será mais fácil de imaginar essas cenas. Construa detalhes e situações sem abrir os olhos. Se a tarefa for muito fácil, tente pensar em novo local de sua casa.

Abra os olhos

olhos abertos

Pisque quando for necessário, mas tente manter seus olhos abertos. Provavelmente, você consegue se lembrar de algum momento importante em que você precisava manter os olhos abertos, mas eles teimavam em fechar. Com certeza, essa foi uma das tarefas mais difíceis da sua vida. Portanto, ver o teto de sua casa pode ser um impulsionador de sono melhor do que qualquer coisa que seu professor possa ter criado.

Converse com você mesmo

diálogo

Outra técnica efetiva é a de falar com si mesmo. Imagine pessoas em sua mente e comece um bom diálogo com elas Dessa forma, você consegue dar um objetivo para o seu fluxo mental que estava aleatório. O lado bom dessa técnica é que ela afasta pensamentos, distrações ou estresses que causam a insônia.

Respiração é fundamental

respir

Controle sua respiração. Uma boa técnica é diminuir as vezes que você inspira e expira. Para ajudar, conte cada uma das inspirações e expirações que você fizer. O exercício vai estimular a sua mente por meio do processo de contagem, que faz com que você relaxe fisicamente. Ao amenizar as batidas do seu coração e forçar o relaxamento, fica mais fácil cair no sono.

Relembre o seu dia

dia

Aproveite a inquietação proporcionada pela falta de sono e revisite o seu dia. Quais realizações você conseguiu? O que você gostaria de fazer diferente da próxima vez? Entretanto, caso algum estresse específico esteja mantendo você acordado, não é recomendável fazer esse exercício. Todavia, seu o seu dia correu normalmente, não há problema algum em fazê-lo.

Planeje várias coisas

planejar

Visualize do começo ao fim como será o seu "dia perfeito" amanhã. Imagine-se acordando disposto no dia seguinte e conseguindo fazer todas as coisas que realmente precisa fazer. Geralmente, são necessários pelo menos 15 minutos para planejar um dia inteiro - a não ser que você seja extremamente minucioso. A tarefa ajuda você a acalmar seus devaneios, enquanto se prepara um dia melhor.

Procure estabelecer metas

meta

Passe algum tempo pensando em um objetivo ou sonho que você deseja alcançar. Se você costuma ter problemas com dinheiro ou débitos, gaste alguns minutos ponderando sobre como ser mais próspero. Caso esteja procurando um novo relacionamento, imagine o parceiro (a) ideal. Invista algum tempo considerando os detalhes. Não imagine apenas a si próprio escrevendo um livro, veja uma cópia completa em suas mãos.

Estude

cerebro

Se você for um estudante ou está estudando para um concurso específico, utilize sua insônia para repassar o próximo teste. Comece com alguma informação aleatória sobre a matéria ou assunto abordado. Pode ser o nome de um músculo no pé ou alguma questão filosófica que precisa ser dissertada. No caso dos concurseiros, essa é uma boa hora para repassar alguma lei estudantil ou código penal.

Lingue um conceito a outro e encontre novas respostas sobre o tema. A partir de cada nova ideia, encontre outro nó na cadeia de pensamentos. Por exemplo, Sócrates pode levar a Aristóteles, encaminhando para Alexandre o Grande e por fim para a grande dinastia Gupta na Índia.

Conte muitos carneirinhos

carneiros

Contar carneirinhos é algum muito entediante para ocupar uma mente cansada. Em vez disso, tente fazê-lo em potências de dois, ou seja, começando pelo número 1 e continuando sempre dobrando o valor. 1, 2, 4, 8, 16… 1024… 8388608. Em algum momento, você vai se perder na contagem e terá que começar tudo de novo. Alguns pequenos jogos matemáticos podem manter sua mente ocupada, enquanto mantêm pensamentos que o distraem afastados.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+