EntretenimentoFatos Nerd

10 curiosidades sobre o Oscar 2022

Oscar
0

Os últimos meses foram bastante movimentados em Hollywood. Um exemplo disso foi o fato da atriz Scarlett Johansson ter processado a Disney por quebra de contrato. A notícia repercutiu mundo afora e, sem dúvidas, abalou as estruturas de Hollywood. Para completar, os cinemas ficaram fechados por muito tempo devido à pandemia da Covid-19, assim como as produções cinematográficas foram pausadas.

Tudo isso reflete no Oscar, a importante cerimônia de premiação que escolhe os melhores atores do ano, assim como os melhores filmes. Muitas das produções indicadas ao Oscar 2022 foram as grandes responsáveis por alavancar novamente a indústria “hollywoodiana” no pós-pandemia. A seguir, apresentamos algumas curiosidades sobre o Oscar desse ano:

O indicado a melhor filme mais longo do ano

Com impressionantes 179 minutos, o filme Drive My Car foi o indicado a melhor filme mais longo deste ano. No entanto, ele não representa o filme mais longo da história do Oscar. O filme mais longo a ganhar a premiação foi Guerra e Paz, com épicos 414 minutos (quase sete horas), em 1968, quando levou o prêmio de melhor filme estrangeiro.

YouTube

A Academia perdeu o gosto por músicos

Três estrelas pop chegaram a ser consideradas na corrida de melhor atriz neste ano: Lady Gaga (por Casa Gucci), Jennifer Hudson (Respect) e Alana Haim (Licorice Pizza). Mas, apesar de indicações em outras cerimônias de premiação de Hollywood, e de Gaga e Hudson terem sido reconhecidas pela Academia no passado, nenhuma das três chegou a entrar na categoria de melhor atriz do Oscar neste ano.

Muitos casais disputaram o Oscar

Dois casais foram indicados nas categorias de atuação. Javier Bardem e Penélope Cruz, ambos indicados ao principal prêmio de atuação, estão casados ​​desde 2010. Kirsten Dunst e Jesse Plemons foram indicados, por sua vez, na categoria de coadjuvantes. Eles estão noivos desde 2017 e têm dois filhos juntos.

Oscar

Getty Images

Will Smith estava ansioso para conseguir a aprovação de Venus e Serena Williams

O ator, que protagonizou a cena de maior repercussão durante a cerimônia (quando deu um tapa no rosto de Chris Rock por ter feito uma “brincadeira” com Jada Smith, esposa de Will), ganhou seu primeiro Oscar pela atuação em King Richard: Criando Campeãs. O filme conta a história de um pai que treinou as duas filhas para se tornarem lendas do tênis.

“Fui até a família e disse: ‘Quero contar esta história'”, contou Smith a Graham Norton, apresentador de um programa de entrevistas da BBC. “E Venus e Serena disseram: ‘OK, vamos ver você durante o processo, mas teremos que ver o filme antes de decidirmos se colocamos nossos nomes ou não nele’.”

O ator completou dizendo que recebeu uma ligação dizendo que Venus e Serena estavam indo para o cinema. “Elas entraram e viram o filme, e foram literalmente as duas piores horas da minha vida esperando até que elas saíssem”, lembrou Smith. Felizmente, elas “amaram o filme”, ​​segundo ele.

A atriz com mais atuações em produções indicadas a melhor filme

Com a indicação ao Oscar 2022, Cate Blanchett é agora a atriz com mais atuações em produções indicadas a melhor filme. Ela participou de nove, incluindo Elizabeth, Babel, O Aviador, O Curioso Caso de Benjamin Button e três filmes do Senhor dos Anéis.

Neste ano, ela apareceu em dois candidatos a melhor filme: Não Olhe Para Cima e O Beco do Pesadelo. A recordista anterior era Olivia de Havilland, com atuações em oito produções indicadas a melhor filme.

Oscar

Pinterest

Filmes de língua não inglesa tiveram destaque nesse ano

Drive My Car é o 14º filme de língua não inglesa a receber uma indicação de melhor filme. Em quatro anos, apenas Roma, Parasita e Minari: Em Busca da Felicidade foram indicados antes que Drive My Car ganhasse os holofotes (e o Oscar).

Drive My Car (que é japonês) e o filme norueguês A Pior Pessoa do Mundo contaram com indicações para o prêmio de melhor roteiro, enquanto Penélope Cruz foi indicada como melhor atriz por sua atuação em Mães Paralelas, de língua espanhola.

Campion e Spielberg travaram uma revanche

Jane Campion é a primeira mulher a ser indicada duas vezes ao prêmio de melhor diretora, considerando que ela já havia recebido uma indicação em 1994 pelo filme O Piano. Naquele ano, perdeu para Steven Spielberg, com A Lista de Schindler.

Coincidentemente, Spielberg concorreu novamente contra ela neste ano com Amor, Sublime Amor, mas o prêmio ficou com Campion. Sua vitória marcou a primeira vez que uma mulher ganhou o prêmio de melhor diretora em dois anos consecutivos, após Chloé Zhao ter triunfado no ano passado com Nomadland.

Getty Images

Filmes em preto e branco estão na moda

Quatro grandes filmes que estiveram na corrida da temporada de premiações deste ano são em preto e branco: Belfast, Identidade, C’Mon C’Mon e A Tragédia de Macbeth. Del Toro também lançou uma versão em preto e branco de O Beco do Pesadelo, embora a versão colorida regular tenha sido a indicada para melhor filme.

A primeira produção a receber indicações para melhor filme de animação, melhor documentário e melhor filme estrangeiro

Flee – A Fuga narra a história de um refugiado afegão gay que tenta manter sua identidade real oculta. Embora nenhuma produção tenha ganhado os três prêmios de uma vez só, o filme conseguiu esse feito com uma história empolgante.

YouTube

Netflix nunca ganhou o prêmio de melhor filme

Os filmes Roma, Mank e O Irlandês foram candidatos muito fortes a ganharem o Oscar nos últimos anos. Mesmo assim, nenhum deles (que foram lançados pela Netflix) obteve o prêmio. Neste ano, a aposta da empresa ficou com Ataque dos Cães. Caso o filme recebesse a premiação, ele seria o primeiro vencedor na categoria de melhor filme lançado por um serviço de streaming. Esse feito, no entanto, não aconteceu.

Fonte: BBC

Inteligência artificial mapeou efeitos de alucinógenos no cérebro

Artigo anterior

Como ver perfil fechado no Instagram

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido