O refrigerante é uma das bebidas mais populares da atualidade. Essas amadas bebidas açucaradas não têm nenhum valor alimentício. Seu consumo em excesso pode levar à obesidade, cáries, câncer e diabetes. O refrigerante é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água.
Antes de mergulharmos na lista dos refrigerantes mais bizarros que são vendidos na atualidade, um dado inicial: os refrigerantes são formados por uma mistura de água, gás (no caso o gás carbônico, o CO2) e algum tipo de xarope, que dá a cor e o gosto da bebida. Mas essas três coisas não são combinadas de uma vez.
Primeiro, os fabricantes juntam a água e o gás, em um aparelho chamado carbonizador. Quando esses dois ingredientes se misturam, a água dissolve o CO2, dando origem a uma terceira substância, o ácido carbônico, que tem forma líquida. Depois, acrescenta-se o xarope a esse ácido. O último passo é inserir uma dose extra de CO2 dentro da embalagem para aumentar a pressão interna e conservar a bebida. Pronto: esta aí o refrigerante nosso de cada dia.
Existem inúmeros sabores de refrigerante ao redor do mundo. O que pouca gente sabe é que existem sabores que são no mínimo, fora do comum para os habitantes do lado ocidental do nosso planeta. Confira:
Na Índia o xixi de vaca é vendido como um refrigerante para o consumo diário e dizem que é saudável para a saúde. Eles acreditam que podem substituir a Coca-Cola por esse exótico refrigerante.
Segundo o responsável pelo departamento indiano de proteção á vaca, a urina das bichinhas pode curar cerca de 70 a 80 doenças incuráveis como diabetes. Segundo eles a coisa não é bagunçada, não pode ser qualquer vaca, a vaca precisa ser virgem e a urina colhida ao amanhecer.
Mas e você, sabendo de todos os benefícios, tomaria o tal refrigerante de urina de vaca?
O refrigerante chegou às lojas japonesas em 2007 e não ia exatamente um pepino dentro, mas tinha o sabor artificial que lembra “o gosto refrescante de um pepino fresco”, segundo Aya Takemoto, porta-voz da distribuidora da Pepsi no Japão, a Suntory Ltd.
“Nós queríamos um sabor que fizesse as pessoas se sentirem refrescadas no calor do verão”, disse. “Nós pensamos que o pepino seria perfeito”.
O refrigerante cor de menta esteve à venda apenas durante o verão de 2007 no Japão.
Esse refrigerante também foi vendido pela Pepsi japonesa. O Pepsi Salty Watermelon tinha sabor de melancia levemente salgada e foi lançado por tempo limitado em junho de 2012.
Salgado e com um toque de pimenta, o Buffalo Wing da Lester’s Fixins é o mais bizarro da lista. A empresa também produz refrigerantes com sabor: bacon, manteiga de amendoim e geleia, torta de abóbora e milho doce.
Esse refrigerante tinha sabor mentolado, feito a partir das folhas shiso, usado como condimento no Japão. Ele também foi lançado em edição limitada durante o Verão de 2009.
Em comemoração à Copa Do Mundo de 2006 a Pepsi lançou o Pepsi Gold. O refrigerante tinha o sabor de Gengibre e coloração amarela.
Esse sabor até que agradaria muitas pessoas por aqui. Com sabor de limão e mojito (coquetel à base de rum branco), o Pepsi Mojito foi lançado por tempo limitado no Japão e na Itália em 2008.
Com sabor de castanhas torradas, o Pepsi Mont Blanc foi lançado por tempo limitado em outubro de 2010.
Nem o feijão escapou. A Pepsi Azuki tinha o sabor do feijão azuki, tradicional no Japão. A bebida foi lançada em edição limitada em outubro de 2009.
Para continuarem com a lista de produtos exóticos no Japão, a Pepsi foi no continente buscar inspiração para um novo sabor para os orientais. O Pepsi Baobab tinha o sabor da fruta africana Baobá. Como de praxe, foi lançado em edição limitada, em maio de 2010.
Nos Estados Unidos, alguns estados estão liberando a maconha com a finalidade recreativa e em Washington os caras não perderam tempo. Dois meses após a liberação, o “Legal”, refrigerante de maconha que contém 10 ml de maconha líquida, já estava sendo vendido. Com três sabores diferentes, cereja, romã e limão, o refrigerante está sendo vendido por 10 dólares.